Páginas

28 de mai. de 2012

Semana de Museus valoriza a cultura de Carangola


Entre os dias, 14 e 18 de maio de 2012, o Museu Municipal de Carangola celebrou a 10ª Semana Nacional de Museus, com o tema: “Museus em um Mundo em Transformação”. O evento ocorreu simultaneamente em todas as instituições museológicas vinculadas ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Foram, ao todo, 3.420 eventos em 1.114 museus e instituições culturais das 27 unidades da federação. Voltado para um contexto regional, o Museu de Carangola ofereceu aos mais de 1000 participantes na semana, palestras e eventos diversificados.
            Abrindo com a vídeo-entrevista do escritor Paulo Mercadante, o Museu propôs ao público um novo perfil institucional. Desde o ano de 2011, a instituição busca não somente guardar a memória da comunidade carangolense, mas também se transformar em um local de produção dessa memória coletiva e individual, envolvendo os cidadãos em suas atividades internas.
            Na terça-feira, a instituição recebeu a Professora Dra. Vitória Schettini, que palestrou sobre a ocupação da Zona da Mata Mineira. Na quarta-feira, uma mesa sobre a importância dos Arquivos Históricos Regionais, foi o tema do debate dos professores mestrandos da Universidade Salgado de Oliveira/Niterói-RJ. Na quinta-feira, o Museu recebeu alunos de diversas escolas para um momento cultural, com recital de poesias carangolenses. Na sexta, o professor Rafael Belúzio encerrou o evento, apresentando a palestra “Por uma carangolidade”.
            Durante toda a semana foram oferecidas à comunidade, diversas atividades, visitas guiadas e oficinas de arte. Segundo o Diretor do Museu, o Professor Randolpho Radsack, foi possível perceber neste evento, a participação extremamente significativa da população carangolense. Essa participação se apresentou, não só durante a semana do evento, mas nos projetos que o museu tem proporcionado no Centro de Documentação Histórica. 




Casa de Caridade de Carangola investe em novos serviços, ampliação e modernização de sua estrutura



UTI Neonatal, Cintilografia e Ampliação do Centro Cirúrgico estão entre as obras

        
A Casa de Caridade de Carangola, nas pessoas dos Drs. Fernando Quintão Hosken Filho - Provedor, Sílvio Roberto Di Mingo – Vice-Provedor, Maurício José Gomide – 1º Tesoureiro, Saulo de Oliveira Pereira – 2º Tesoureiro, Heuley Alves Damasceno – 1º Secretário, Fábio Silva Schettini – 2º Secretário, José Anchieta de Oliveira Pereira – Diretor Assessor, Danilo Delácio Sobrinho – Diretor Clínico, Antônio Albuquerque Alvim Lima – Vice-Diretor Clínico, Dr. Tarcizo José Carim - Diretor Técnico, Eliezer Roriz de Azevedo – Departamento Jurídico, Francisco Sangy Filho – Administrador, Obed Alves Guimarães – Presidente do Supremo Conselho e Murilo Roberto Pereira – Vice-Presidente do Supremo Conselho, juntamente com demais colaboradores, vem realizando investimentos de grande porte, incorporando à sua estrutura aparelhos sofisticados.
A obra de construção da UTI Neonatal foi realizada com recurso recebido através do Convênio nº 837/2009 – EMG/SES/SUS-MG/FES (Estado de Minas Gerais/ Secretaria Estadual de Saúde/ Sistema Único de Saúde – Minas Gerais/Fundo Estadual de Saúde), sendo destinado o valor de R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais) a esta entidade.
            O Estado de Minas Gerais/ Secretaria de Estado da Saúde/ Sistema Único de Saúde – Minas Gerais / Fundo Estadual de Saúde efetuou Convênio com a Casa de Caridade de Carangola, sob Termo de Convênio 141/2011, tendo como objeto: investimento e custeio, visando à aquisição de equipamentos, bem como medicamentos e materiais de consumo em geral para UTI NEONATAL, destinando o valor R$ 1.109.980,00 (um milhão, cento e nove mil, novecentos e oitenta reais) para este fim. O Estado realizou convênio com parcelamento do recurso.
                A necessidade do projeto da construção e aparelhamento da UTI NEONATAL é a carência deste serviço na microrregião de Carangola e em vários outros pontos do país, acarretando freqüentes remoções de recém-nascidos em estado grave para grandes centros, aumentando o risco de vida, causando despesas imprevistas.
A concretização deste projeto minimizará a perda de vidas humanas na fase Neonatal e com certeza contribuirá para a prestação de uma atenção integral, igualitária e equânime definidos constitucionalmente, atendendo assim com mais eficiência a demanda deste hospital, garantindo um atendimento de qualidade para toda a região beneficiada. Em breve estará sendo inaugurado o novo serviço.


Centro Cirúrgico

Foi realizada reforma e ampliação no Centro Cirúrgico desta entidade, atendendo toda a Legislação pertinente, inclusive com realização de Reforma da Central de Material Esterilizado.


Cintilografia


Em breve estará sendo inaugurado também na Casa de Caridade de Carangola o Serviço de Medicina Nuclear - Cintilografia. A Cintilografia é um método de diagnóstico por imagem da Medicina Nuclear. Na tela no computador, são geradas fotos ou filmes da distribuição de um radiotraçador injetado no paciente que podem ser analisadas da forma visual ou quantitativa através de cálculos da concentração e velocidade de movimento desse radiotraçador. Será mais um grande avanço e benefício a todos que buscam os serviços deste nosocômio.


FOREA 2012: FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Tema “Brigadeiro/Caparaó: Eixo Regional de Conectividade Socioambiental”
De 13 a 15 de Junho, no Colina Country Club, em Muriaé
O compromisso público assumido pelos municípios participantes daquele já um tanto distante I ForEA de Carangola, realizado em 2006, continua mais forte do que nunca. Dos doze iniciais passam de vinte os municípios atualmente envolvidos. 2013: para onde iremos? Mais uma vez, não importa! O desafio é mantermos acesa, renovada e fortalecida a chama da defesa do meio ambiente e da sustentabilidade. Em tempos de tantas ameaças de mudanças climáticas, a Educação Ambiental se revigora como a principal saída à disposição da sociedade para enfrentar tantos problemas. A discussão das questões ambientais m a n t é m  o  t e m a c e n t r a l : “Brigadeiro/Caparaó: Eixo Regional de Conectividade Socioambiental” e consolida o ForEA como a mais significativa, importante e abrangente ação de Educação Ambiental de Minas Gerais e uma das maiores do Brasil. Efetivas mudanças de atitude em relação ao Meio Ambiente. Ampliar, cada vez mais, o potencial de desenvolvimento de toda a região sem comprometer as perspectivas das gerações futuras em um processo contínuo sendo o grande desafio por uma sustentabilidade com responsabilidade.
A Prefeitura Municipal de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente e a FUNDARTE, o Instituto Estadual de Florestas - Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, a OSCIP Ambiente Brasil Centro de Estudos, a Superintendência Regional de Ensino de Carangola, a Polícia Militar de Minas Gerais, a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental - Zona da Mata, o Departamento Municipal de Saneamento Urbano e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, convidam Vossa Senhoria para participar do VII Fórum Regional de Educação Ambiental.

PROGRAMAÇÃO
Quarta-Feira, 13 de Junho:
8h às 10h: Entrega de materiais e Café Muriaeense
10h às 12h: Solenidade de Abertura
12h às 14h: Almoço com autoridades
14h às 17h: Mesa Redonda “Educação e Sustentabilidade”. Moderador: Fernando Gesualdi Reiff (Instituto Estadual de Florestas – IEF). Debatedor: Elisete Reis de Oliveira (IFET – Muriaé)
Educação do Campo.
Agroecologia: Uma nova ciência para uma nova realidade.
Cidade & Campo: Influência e Dependência
Evento Paralelo II
14h às 16h: II Encontro de Gestores Municipais da Zona da Mata
Quinta-Feira, 14 de Junho:
8h às 12h: Mesa Redonda “Meio Ambiente e Urbanismo: Paralelos e Paradoxos”. Moderador: Alberto Félix Iasbik (Instituto Estadual de Florestas – IEF). Debatedor: Flávia de Mello Neves (Prefeitura Municipal de Muriaé)
Programa AmbientAÇÃO
Mobilidade Urbana
Prevenção de Desastres Naturais
12h às 13h 30min: Almoço Muriaeense.
13h 30min. às 17h: Minicursos.
1. Administração Rural: Fomento à Agricultura Familiar e Turismo Rural.
2. Água: Tratamento e Uso Consciente.
3. Aproveitamento Integral de Alimentos.
4. Coleta Seletiva, Reciclagem do Óleo de Cozinha.
5. Educação Ambiental no Campo: Práticas Agroecológicas.
6. Educação Ambiental e Patrimonial.
7. Fontes de Recursos, Elaboração e Avaliação de Projetos.
8. O Princípio dos 3 Rs e Reciclagem nos Domicílios e Escolas.
9. Pagamento por Serviços Ambientais: Bolsa Verde.
10.Planejamento Urbano e Meio Ambiente / Mobilidade Urbana.
11.Preservação e Revitalização de Nascentes.
12.Recuperação de Áreas Degradadas.
13.Regularização Ambiental Rural.
14.Sustentabilidade Ambiental na Indústria Confeccionista.
15.Técnicas Interdisciplinares e Pedagógicas para Educação Ambiental.
16. Tratamento de Esgotos.
17. Programa AmbientAÇÃO.
18. Agricultura Familiar e sua Utilização na Merenda Escolar.
Sexta-Feira, 15 de Junho:
8h às 12h:Minicursos Temáticos.
Elaboração de Documento Final com representantes dos municípios e Coordenação Técnica do Fórum. Definição do município sede do VIII Fórum Regional de Educação Ambiental – ForEA 2013.



Tombos celebra seus 160 Anos


A Freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos Tombos do Carangola foi criada no dia 21 de maio de 1852, marco histórico do município que viria a se emancipar no ano de 1923, desmembrando-se de Carangola. Mais tarde, o distrito recebeu o nome de Tombos de Carangola, para simplesmente Tombos no ato da emancipação, que aconteceu no dia 07 de setembro de 1923. Localizado a 5 km da divisa de Minas Gerais com o Rio de Janeiro, é banhado pelo Rio Carangola e possui uma população de 9.542 habitantes (Censo 2010), incluindo os atuais distritos de Água Santa e Catuné.
Sua mão-de-obra está concentrada principalmente na agropecuária, incluindo ainda fábricas de laticínio, cachaça e de doces artesanais. Além disso, o turismo se destaca, pois é a cidade onde tem início a rota de peregrinação do Caminho da Luz. O município abriga fazendas centenárias e inúmeras belezas naturais, com destaque para a Cachoeira de Tombos, onde foi construída uma das primeiras usinas hidrelétricas do Brasil. Conhecido pelo seu povo acolhedor, seus moradores se orgulham de sua rica cultura e suas festas tradicionais, como por exemplo, o carnaval e a exposição, além do grande time de futebol da cidade, o Tombense Futebol Clube.   


6º Encontro de Bandas de Carangola


No último domingo (20), a Praça Coronel Maximiano, em Carangola, foi palco da sexta edição do Encontro de Bandas de Música, um belo evento cultural e que agradou ao grande público presente. Coordenado por Niza Drumond, o espetáculo dos encontros de bandas de música vem crescendo a cada ano, sendo que em 2012, dezoito bandas de cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Sergipe se apresentaram em Carangola, trazendo em seus repertórios canções conhecidas e adaptações cinematográficas.
Além das bandas, o público pode conferir uma mostra de artesanato local e as crianças puderam se divertir com cama-elástica, escorregadores, pipoca e algodão doce. Mas o destaque ficou por conta da performance da Banda Musical de Marcha de Carmópolis, de Sergipe, que trouxe cerca de 100 integrantes para se apresentarem em Carangola, inclusive acompanhada pelo Vice-Prefeito João Gilberto Oliveira Cruz. Com uniformes padronizados, eles desfilaram com balizas e deram um show de acrobacias com bandeiras. 




Trip Linhas Aéreas solicita autorização para voos no Aeroporto de Manhuaçu


O Deputado Federal Paulo Abi-Ackel confirmou que a Trip Linhas Aéreas solicitou autorização da Agência Nacional de Aviação Civil para (Anac) para operar voos na cidade de Manhuaçu e nos municípios de Poços de Caldas (Sul de Minas) e Paracatu (noroeste). Segundo ele, os voos para Manhuaçu sairão da Pampulha (Belo Horizonte) às 15h20 com destino ao Aeroporto Elias Breder, em Santo Amaro de Minas, inicialmente nas terças e quintas, com previsão de chegada às 16h05, e um sairá de Manhuaçu às 16h20 com previsão de chegada às 17h05 na Pampulha (Aeroporto Carlos Drummond de Andrade).
“Desde a inauguração, venho pleiteando juntamente ao então governador Aécio Neves e com o nosso atual Governador Antonio Anastasia perante a empresa para a inclusão de Manhuaçu numa das rotas estaduais. Agora temos esse sonho cada vez mais perto de se concretizar, atendendo a solicitação dos moradores, empresários e turistas”, afirmou o Deputado Paulo Abi-Ackel.
Poços de Caldas e Paracatu
Já o pedido sobre Poços de Caldas, o voo sairá às 15 horas do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha, em Belo Horizonte e deverá chegar às 16 horas no Aeroporto de Poços de Caldas. Já às 16h20 deverá sair um voo de Poços de Caldas com destino a Pampulha e a previsão de chegada é para as 17h20. A companhia aérea entrou com pedido também para operação de um voo saindo do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade-Pampulha com destino a Paracatu, no Noroeste do Estado, às 09h35 com previsão de chegada no destino às 10h50. A Anac tem até o dia 6 de agosto para analisar os pedidos.
Fonte: Portal Caparaó

Faculdades Vale do Carangola entre as 100 melhores instituições do País

Numa sexta-feira, dia 13 de maio de 1972, acontecia a Aula Inaugural da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola (FAFILE). Nesses 40 anos de atuação no setor educacional, a instituição possui uma trajetória reconhecida de importantes serviços prestados aos seus estudantes de diversas regiões brasileiras. Em 1999 foi credenciada na qualidade de Campus Fundacional Agregado à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Em 2007, passou a ser Faculdades Vale do Carangola (FAVALE), com a incorporação da FACEX, mantida pela Fundação FAFILE de Carangola.
 Neste mês, a revista de circulação nacional EXAME divulgou um levantamento com as melhores e piores instituições de ensino brasileiras. A FAVALE, cujo processo de estadualização deverá ser concluído no segundo semestre de 2012, teve excelente desempenho e obteve a 90ª colocação, bem a frente das outras faculdades localizadas na região. Foram avaliadas 1.682 instituições públicas e particulares. O critério utilizado pela pesquisa foi a nota dos alunos alcançadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), e muitas faculdades desconhecidas do grande público se destacaram, como é o caso da primeira colocada, a Faculdade Arquidiocesana de Mariana-MG. No ranking projetado pelo Ministério da Educação (MEC), a qualidade é medida através do Índice Geral de Cursos (IGC), dentre outros critérios.     
            Sobre a estadualização, o Presidente da Fundação Fafile de Carangola, Professor Braz Cosenza, insiste que representará por si só um dos maiores vértices de crescimento para a cidade e região, pois gera dinheiro rápido em todos os setores, pois aumentará o número de alunos oriundos de dezenas de cidades dos estados vizinhos que precisarão de hospedagem, alimentação e todo tipo de consumo.  

17 de mai. de 2012

I Love Baile Funk


Festa do Carros de Boi em Rapouso


Tombense Futebol Clube, o representante da região na Primeira Divisão


Vitória contra o Araxá garantiu o vice-campeonato e a vaga para a elite do futebol mineiro


O JOGO FINAL:
Precisando da vitória para garantir seu acesso ao Módulo I do Campeonato Mineiro de 2013, o Tombense recebeu o Araxá pela última rodada do Módulo II. A equipe do Araxá já havia conquistado o título da competição na rodada anterior e, consequentemente, assegurado sua vaga na primeira divisão.
Com o apoio da imensa torcida que lotou as dependências do Estádio Antônio Guimarães de Almeida, o alvirrubro de Tombos teve uma calorosa recepção ao chegar ao gramado. Torcedores de diversas cidades da região saudaram os jogadores e uma queima de fogos preparada pelos organizadores completou o espetáculo, numa grande festa que antecedeu a partida.
O árbitro escalado pela Federação Mineira para apitar o jogo foi o renomado Alício Pena Junior, que teve como auxiliares Marcelo Francisco dos Reis e Junior Antonio da Silva, além do farialemense Felipe Souza Maggi. Assim que a bola rolou, o time da casa pressionou o adversário com o apoio da torcida, mas foi o Araxá que logo aos 13 minutos abriu o placar com um belo chute do artilheiro da competição Thiago Pereira, que marcou seu 11º gol. Logo em seguida, Thiago deixou o campo contundido. O gol sofrido não abalou o Tombense, que continuou no ataque em busca do gol de empate. Na outra partida da rodada, o Ipatinga empatava com o Mamoré em 0 x 0, resultado que interessava ao Tombense.
Aos 32 minutos, o zagueiro Evandro, do Araxá, fez falta na entrada da grande área e recebeu cartão amarelo. Na cobrança perfeita do craque Zotte, a bola encobriu a barreira e entrou no ângulo superior direito do goleiro Fred. Era o empate do Tombense para o delírio do time que precisava da vitória. No restante da primeira etapa, a equipe de Tombos continuou pressionando, porém sem sucesso. Nos acréscimos, o atacante Dudu caiu na área e a torcida pediu pênalti, mas o árbitro interpretou simulação e aplicou cartão amarelo para o atleta.
Na volta para o segundo tempo, o técnico Toninho Cajuru fez uma substituição: saiu Rafamar e entrou Rhayner. Aos 16 minutos, o Araxá teve um gol anulado pois o jogador André Neves empurrou a bola com a mão. Com o resultado de Ipatinga 2 x 0 Mamoré, o Tombense precisava desesperadamente da vitória para assegurar a vaga na elite do futebol mineiro, pois com os dois resultados quem estava na segunda colocação era o Ipatinga. Por isso, novas substituições no Tombense: Caio entrou no lugar do lateral Marcos, e Naôh substituiu Alix.
Apesar de dominar o jogo, o Tombense usava pouco as laterais do campo e perdia muita bola na entrada da área adversária. Nos contra-ataques, o Araxá levava muito perigo e quase marcou o segundo gol. Aos 38 minutos, em um bate-rebate a bola sobrou dentro da área e o zagueiro Léo Alemão marcou o gol da classificação do Tombense. Foi o suficiente para explodir a torcida que vibrou muito. Na comemoração, Alemão foi punido com um cartão amarelo por tirar a camisa. O árbitro ainda deu quatro minutos de acréscimo enquanto a torcida e o banco de reservas pedia o final da partida. Fim do jogo histórico e muita festa no estádio, festa esta que se estendeu pelas ruas da cidade que foi tomada pela euforia de um time campeão. Tombense 2 x 1 Araxá.
O time jogou e venceu o Araxá com: Fábio - Marcos (depois Caio) - Júlio Bastos - Lêo Alemão e Beto – Alix (depois Naôh) – Zotte – Rafamar (depois Rhayner) e Filipe – Tiago Azulão e Dudu. O publico pagante foi de 1400 pessoas para uma renda de R$ 13 mil.

Módulo II 2012:
O Araxá foi o campeão da competição, com 11 pontos ganhos. O Tombense ficou com o vice-campeonato, com 10 pontos. Em seguida vieram o Ipatinga, com 8 pontos, e o Mamoré, com 4 pontos. Em 2013, dois representantes da Zona da Mata estarão na Primeira Divisão: Tupi, de Juiz de Fora, e o Tombense, de Tombos.
Para o próximo ano, a diretoria promete a contratação de reforços para o time, cujo elenco atual tem média de idade de 20 anos, além de melhorar as condições e a capacidade do estádio para receber pelo menos alguns jogos do campeonato, sendo que os jogos contra os grandes (Atlético, América e Cruzeiro) terão que ser disputados em outras localidades. Vale lembrar que por conta das reformas feitas em seu estádio, o Tombense mandou seus quatro primeiros jogos fora da cidade de Tombos.

Histórico:
O Tombense Futebol Clube foi fundado no dia 07 de setembro de 1914. Sediado na cidade mineira de Tombos, começou a aparecer no cenário estadual na década de 2000, quando a empresa Brazil Soccer tornou-se parceira e começou a fazer a gestão do time. O Tombense reformou seu campo, construiu uma concentração, montou times em diversas categorias e passou a disputar o Campeonato Mineiro.
Em 2002, conquistou seu primeiro título de Campeão Mineiro da Segunda Divisão e no ano seguinte fez sua estréia no Módulo II. Em 2004 foi rebaixado e só voltou a disputar o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão em 2006, ano em que se sagrou novamente campeão. Entretanto, não disputou o Módulo II em 2007.
Em 2009, conseguiu o segundo lugar na Segunda Divisão e se classificou para o Módulo II, competição que disputou até 2012. Em 2012, foi Vice-Campeão do Módulo II e conquistou uma vaga para a disputa do Módulo I do Campeonato Mineiro em 2013, a elite do futebol de Minas Gerais. As principais revelações do Tombense foram: Jônatas (2001), Alessandro (2005-2008), Adeilson (2008-2009), Fernandão (2008), Thiago Maciel (2008), Bruno Perore (2010-2011).
Apesar de Tombos ser uma cidade com apenas dez mil habitantes, a diretoria presidida pelo empresário Lane Gaviolle, conseguiu montar um grande time com jogadores de destaque, como o goleiro Fábio, os zagueiros Mailson, Léo Alemão e Cássio, os meias Felipe, Rhayner e Zotte, e os atacantes Naôh, Dudu e Tiago Azulão. O treinador Toninho Cajuru defendeu as cores do Flamengo nos anos 1980 e chegou a treinar o Clube de Futebol Zico (CFZ).
Em 2013, o Módulo I do Campeonato Mineiro contará com 12 equipes: Atlético-MG, América-MG, Cruzeiro, Boa Esporte, Tupi, Caldense, Nacional de Nova Serrana, Guarani, América de Teófilo Ottoni, Vila Nova, Araxá e Tombense. O campo do Tombense é o Estádio Antônio Guimarães de Almeida, que possui capacidade para 1400 pessoas e deverá passar por reformas para que possa receber alguns jogos oficiais no próximo campeonato.


Hino do Tombense:

Fundado em 1914
Tombense é raça, é tradição
Sua história traduz em suas cores
Sua torcida mais pura emoção

O vermelho é garra e coragem
O branco muita paz e união
Vamos Tombense
Vamos jogar para vencer

Em toda a partida
Jogaremos com você
Vamos Tombense
Força, raça, amor e fé

Estaremos com você
Aonde você estiver
Somos Tombense não importa o lugar
Seja no céu, na terra ou em qualquer lugar

Somos Tombense não importa o lugar
Seja no céu, na terra ou em qualquer lugar

A campanha vitoriosa:

Primeira Fase:
1ª Rodada – Ipatinga 0 x 0 Tombense – Ipatinga
2ª Rodada – Tombense 1 x 2 Poços de Caldas – Coronel Fabriciano
3ª Rodada – Formiga 2 x 2 Tombense – Nova Serrana
4ª Rodada – Tombense 1 x 1 Tricordiano – Juiz de Fora
5ª Rodada – Social 0 x 1 Tombense – Coronel Fabriciano
6ª Rodada – Tombense 2 x 1 Social – Governador Valadares
7ª Rodada – Tricordiano 1 x 4 Tombense – Três Corações
8ª Rodada – Tombense 2 x 0 Formiga – Juiz de Fora
9ª Rodada – Poços de Caldas 0 x 1 Tombense – Poços de Caldas
10ª Rodada – Tombense 3 x 0 Ipatinga – Tombos      
                                        
Estatísticas do Tombense: 1º Lugar na Chave B: 10 jogos, 21 pontos ganhos, 6 vitórias, três empates e uma derrota. 17 gols marcados e 07 sofridos, saldo positivo de 10 gols. A melhor campanha dentre as 12 equipes da primeira fase.

Quadrangular Final:
1ª Rodada: Araxá 4 x 2 Tombense – Araxá
2ª Rodada: Tombense 4 x 1 Mamoré – Tombos
3ª Rodada: Ipatinga 3 x 1 Tombense – Ipatinga
4ª Rodada: Tombense 1 x 1 Ipatinga – Tombos
5ª Rodada: Mamoré 2 x 3 Tombense – Patos de Minas
6ª Rodada: Tombense 2 x 1 Araxá - Tombos

Classificação Final:
1º Araxá – 11 pontos
2º TOMBENSE – 10 pontos
3º Ipatinga – 08 pontos
4º Mamoré – 04 pontos

Estatísticas do Tombense: 2º Lugar na Classificação Final: 6 jogos, 10 pontos ganhos, 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. 13 gols marcados e 12 sofridos, saldo positivo de 01 gol. O melhor ataque de toda a competição, com 30 gols marcados em 16 jogos, média de 1,87 gols por partida. Conseguiu aplicar 03 goleadas, foi o time que mais venceu (9 vitórias), foi a equipe que ficou conseguiu mais jogos de invencibilidade (8 partidas sem perder), e o atacante Dudu foi único a marcar três gols numa mesma partida.

Principais Artilheiros:

11 gols: Thiago (Araxá);
07 gols: Tiago Azulão (Tombense) e Jonatan Reis (Mamoré);
06 gols: Jonatas Obina (Ipatinga) e Evandro (Mamoré);
05 gols: Gedeon (Ipatinga), Mateus Muller (Tricordiano) e Henrique (Uberlândia);
04 gols: Beto, Dudu e Felipe (Tombense), Caconde (Formiga), Luiz Fernando (Poços de Caldas), Ditinho e Robinho (URT);
03 gols: Naôh (Tombense), Daniel Morais, Diego Perão (Araxá); Esquerdinha (Funorte); Everton, Wellington Bruno (Ipatinga) e Maranhão, Salatiel (Social)
02 gols: Felipe, Caio, Léo Alemão (Tombense), André Alves, Osvaldir, Vander (Araxá); Dandão (Funorte); Cláudio Luiz, Laércio (Ipatinga); Cesinha, Ferreira (Patrocinense); Danilo, Tchele (Poços de Caldas); Daisson (Social); Balduíno, Joélson (Uberlândia); Rodriguinho (URT);
01 gol: Alix, Mailson, Roberto, Zotte (Tombense), Fabiano, Hugo, Tiago Marim (Araxá); Bahiano, Daniel, Felipe Costa João Júnior, Rafael, Ramón,Ygor (Formiga); Alegria, Dandão, Katorta, Rafinha, Robson (Funorte); Afonso, Leandro Brasília, Márcio Diogo,  Moisés (Ipatinga); Jonatan Machado, Maxwell, Paulinho, Paulo Ricardo, Raner, Ricardo, Robert, Robertinho (Mamoré); Cinézio, Raphael, Rodrigo Vitor, Tety, Thiago Emílio (Patrocinense); Alan (Poços de Caldas); Celinho, Gilvan, Jeferson, Renan, Tiago (Social),  Adinaldo, Adriano, Binho, Conceição, Édson Lima (Tricordiano); André, Ceará, Esquerdinha, Fernando, Marcel, Rafael Aidar (Uberlândia); França, Gilson Baiano, Jean Carlo, Nelito, Paulinho Belém (URT).

GOLEIROS:

FÁBIO
Fábio Santiago Freitas

DIEGO
Diego de Souza

DANIEL
Daniel de Oliveira Dias

ZAGUEIROS:

CÁSSIO
Cássio Francisco de Jesus

LÉO ALEMÃO
Leonardo Silvestro

LÚCIO
Edilúcio de Souza Rocha

MAILSON
Mailson Alves Barreiro Veriato

LATERAIS:

ELVIS
Elvis Farnei Pereira de Oliveira

MARCOS
Marcos Anderson Sousa dos Santos

BETO
Luiz Alberto de Souza

LEANDRO EUGÊNIO
Leandro Eugênio Soares

VOLANTES:

ROBERTINHO
Roberto Santos da Silveira Filho

PAULO CÉSAR
Paulo César Vieira Passos

DENILSON
Denílson Pedro de Souza

ZOTTE
Jenner Zottele

JÚLIO BASTOS
Júlio Claudivan Bastos Sobrinho

ALIX
Alix Aeferson Pereira da Silva

MEIO-CAMPISTAS:

ELVINHO
Elvis Marley Bittencourt

DANILINHO
Danilo Cortat Proba Prado

CAIO
Caio Henrique Martins

LUAN
Luan Gava Martins

FELIPE
Felipe Antônio Fernandes Barbosa

JEAN CARIOCA
Jean Agostinho da Silva

ATACANTES:

NAÔH
Naôh Silva Pestana

MARCOS
Marcos Fernando Aparecido da Silva

TIAGO AZULÃO
Tiago Lima Leal

RHAYNER
Rhayner Santos Nascimento

RAFAMAR
Rafael Fernandes da Silva

WILSON
Wilson dos Santos Januário

DUDU
Eduardo Francisco da Silva Neto

PRESIDENTE: LANE WILISSES MENDONÇA GAVIOLLE
DIRETOR DE FUTEBOL: LEANDRO VELOSO MENDONÇA GAVIOLLE

TÉCNICO:
TONINHO CAJURU
Antônio Carlos Tosetti

PREPARADOR FÍSICO: José de Souza Ruvenal Neto
AUX. PREPARADOR FÍSICO: Marcos Giovannoni
PREPARADOR DE GOLEIRO: Christiano Milagres Guerra
MÉDICO: Lúcio Flávio de Moraes Won-Held
MASSAGISTA: João Batista Duarte do Couto – Picapau
MORDOMO: Carlos Fernandes Rodrigues Carajé – Marabá
FISIOTERAPEUTA: Thiago Borçari







Eis aí o jovem Vinicius (China), funcionário da Casa de Caridade de Carangola do setor de Ortopedia, e também árbitro de futebol de Carangola e região. Ele foi presenteado com os cartões amarelo e vermelho usado no jogo entre Tombense e Araxá no ultimo sábado (12). Os cartões estão autografado pelo Juiz da FIFA, Alício Pena Junior e seus Auxiliares Marcelo Francisco dos Reis e Junior Antonio da Silva.





10 de mai. de 2012

Tombense x Araxá: partida histórica


No próximo sábado, 12, acontecerá a última rodada do Módulo II, com os dois jogos às 16 horas: Ipatinga x Mamoré, em Ipatinga, e Tombense x Araxá, em Tombos. A torcida de toda a região deverá lotar as dependências do Estádio Antônio Guimarães de Almeida para empurrar o time de Tombos para a histórica ascensão à Primeira Divisão do Campeonato Mineiro.
Uma simples vitória do Tombense já garante a festa, sem depender do resultado da outra partida. Caso empate, o Tombense poderá se classificar caso o Ipatinga não vença o Mamoré por mais de um gol de diferença. Já o Mamoré precisa golear o time do Vale do Aço e torcer para a derrota do Tombense para se classificar.

JSantana – Correspondente Esportivo