Páginas

28 de mai. de 2012

Semana de Museus valoriza a cultura de Carangola


Entre os dias, 14 e 18 de maio de 2012, o Museu Municipal de Carangola celebrou a 10ª Semana Nacional de Museus, com o tema: “Museus em um Mundo em Transformação”. O evento ocorreu simultaneamente em todas as instituições museológicas vinculadas ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Foram, ao todo, 3.420 eventos em 1.114 museus e instituições culturais das 27 unidades da federação. Voltado para um contexto regional, o Museu de Carangola ofereceu aos mais de 1000 participantes na semana, palestras e eventos diversificados.
            Abrindo com a vídeo-entrevista do escritor Paulo Mercadante, o Museu propôs ao público um novo perfil institucional. Desde o ano de 2011, a instituição busca não somente guardar a memória da comunidade carangolense, mas também se transformar em um local de produção dessa memória coletiva e individual, envolvendo os cidadãos em suas atividades internas.
            Na terça-feira, a instituição recebeu a Professora Dra. Vitória Schettini, que palestrou sobre a ocupação da Zona da Mata Mineira. Na quarta-feira, uma mesa sobre a importância dos Arquivos Históricos Regionais, foi o tema do debate dos professores mestrandos da Universidade Salgado de Oliveira/Niterói-RJ. Na quinta-feira, o Museu recebeu alunos de diversas escolas para um momento cultural, com recital de poesias carangolenses. Na sexta, o professor Rafael Belúzio encerrou o evento, apresentando a palestra “Por uma carangolidade”.
            Durante toda a semana foram oferecidas à comunidade, diversas atividades, visitas guiadas e oficinas de arte. Segundo o Diretor do Museu, o Professor Randolpho Radsack, foi possível perceber neste evento, a participação extremamente significativa da população carangolense. Essa participação se apresentou, não só durante a semana do evento, mas nos projetos que o museu tem proporcionado no Centro de Documentação Histórica. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário