Páginas

28 de mai. de 2012

Faculdades Vale do Carangola entre as 100 melhores instituições do País

Numa sexta-feira, dia 13 de maio de 1972, acontecia a Aula Inaugural da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola (FAFILE). Nesses 40 anos de atuação no setor educacional, a instituição possui uma trajetória reconhecida de importantes serviços prestados aos seus estudantes de diversas regiões brasileiras. Em 1999 foi credenciada na qualidade de Campus Fundacional Agregado à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Em 2007, passou a ser Faculdades Vale do Carangola (FAVALE), com a incorporação da FACEX, mantida pela Fundação FAFILE de Carangola.
 Neste mês, a revista de circulação nacional EXAME divulgou um levantamento com as melhores e piores instituições de ensino brasileiras. A FAVALE, cujo processo de estadualização deverá ser concluído no segundo semestre de 2012, teve excelente desempenho e obteve a 90ª colocação, bem a frente das outras faculdades localizadas na região. Foram avaliadas 1.682 instituições públicas e particulares. O critério utilizado pela pesquisa foi a nota dos alunos alcançadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), e muitas faculdades desconhecidas do grande público se destacaram, como é o caso da primeira colocada, a Faculdade Arquidiocesana de Mariana-MG. No ranking projetado pelo Ministério da Educação (MEC), a qualidade é medida através do Índice Geral de Cursos (IGC), dentre outros critérios.     
            Sobre a estadualização, o Presidente da Fundação Fafile de Carangola, Professor Braz Cosenza, insiste que representará por si só um dos maiores vértices de crescimento para a cidade e região, pois gera dinheiro rápido em todos os setores, pois aumentará o número de alunos oriundos de dezenas de cidades dos estados vizinhos que precisarão de hospedagem, alimentação e todo tipo de consumo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário