Páginas

30 de out. de 2012

Ordem DeMolay – Capítulo Carangola nº 066



A Ordem DeMolay foi fundada pela Maçonaria em 1919, nos Estados Unidos. É uma sociedade discreta inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques de Molay, último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 1314 por contestar as falsas acusações de prática de diversos crimes, entre eles heresias e infidelidade à Igreja, arquitetadas pelo Rei Filipe IV da França. Dividida em Capítulos, a entidade possui cerca de quatro milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil. Em Carangola, a Ordem DeMolay conta com 25 membros e é patrocinada pela Augusta e Respeitável Loja Simbólica Carangola Livre. Sua diretoria está assim constituída: Presidente Mestre Conselheiro – Luiz Gustavo Rodrigues; Vice-Presidente 1º Conselheiro – Gabriel Magno Lacerda Nogueira; 2º Vice-Presidente 2º Conselheiro – Ranier Lacerda Bonjour; Secretário Escrivão – Alan Bernardo Lemos Costa; e Consultor – Rodolfo Novaes Rodrigues Ferreira. Em entrevista exclusiva, o consultor Rodolfo Ferreira explica com maiores detalhes como é o trabalho dos jovens da Maçonaria:
O Semanal: O que representa a Ordem DeMolay?
Rodolfo: É uma organização filosófica e filantrópica, formada por jovens e patrocinada pela Maçonaria, com o objetivo de promover a interação entre seus membros e a realização de ações sociais.
O Semanal: Quais são os objetivos da instituição?
Rodolfo: São dois os principais objetivos da Ordem, o primeiro é desenvolver em seus membros um espírito de companheirismo e liderança, contribuindo de forma positiva para a formação do caráter dos jovens. E o segundo é elaborar e executar projetos de caráter filantrópico em nosso meio social, com atenção especial às necessidades da população de nosso município.
O Semanal: Qual o perfil dos membros da organização?
Rodolfo: É permitido o ingresso na Ordem DeMolay de jovens do sexo masculino com idade entre 12 e 21 anos incompletos, que devem apresentar um bom desempenho nas atividades escolares e acreditarem em Deus. Uma vez membro da Ordem, o jovem é incentivado a seguir boas virtudes e desenvolver um espírito de liderança.
O Semanal: Quando a Ordem DeMolay foi fundada em Carangola? Quando ela se reúne?
Rodolfo: Foi fundada em agosto de 2009 em nosso município com o nome de Capítulo Carangola nº 066, e as reuniões ocorrem quinzenalmente aos sábados, às 15 horas, no espaço cedido pela Loja Maçônica Carangola Livre.
O Semanal: Que tipos de projetos e ações a Ordem DeMolay já realizou em nossa cidade?
Rodolfo: A Ordem DeMolay em Carangola, desde sua criação, vem realizando vários projetos sociais, seja doando alimentos e produtos de higiene para instituições da cidade ou famílias carentes, seja realizando projetos recreativos em escolas. Neste ano, realizamos um projeto denominado “Arrastão da Solidariedade” que teve como objetivo recolher alimentos nas cadas da cidade para doar às famílias carentes, e neste projeto arrecadamos 568kg de alimentos não perecíveis.
O Semanal: A Ordem DeMolay representa algum credo ou uma religião?
Rodolfo: Não. A Ordem DeMolay não consiste em uma organização religiosa. É, inclusive, um de seus preceitos fundamentais a proteção à liberdade religiosa, portanto a religião seguida pelo jovem não impede seu ingresso na Ordem.
O Semanal: A Ordem DeMolay é uma entidade secreta?
Rodolfo: A Ordem DeMolay desperta uma série de curiosidades, algumas vezes preconceito das pessoas por conta de seu caráter secreto. Porém é importante frisar que não existem segredos quanto aos nossos objetivos que são a ajuda às comunidades carentes e a formação de caráter de seus membros. Independente de qualquer segredo, estamos sempre dispostos a ajudar aqueles que necessitarem.
O Semanal: Uma mensagem final.
Rodolfo: Agradecemos a receptividade da população carangolense em relação à Ordem DeMolay. Contamos sempre com o apoio de todos para continuarmos a fazer um bom trabalho em nosso município.
Helder Ladeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário