Páginas

20 de ago. de 2012

Auditor Fiscal da Receita Federal visita Carangola


O Município de Carangola recebeu na última terça-feira (14) a visita do Auditor Fiscal da Receita Federal a serviço do Ministério da Previdência e Ação Social, Pedro Moreira, com o objetivo de fiscalizar os atrasos referentes aos repasses previdenciários da Prefeitura para o IPESC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Carangola). Nesta ocasião, ele compareceu à sede do instituto para recolher as documentações necessárias, para serem tomadas as devidas providências mediante o fato. Segundo a Presidente do IPESC, Margarida Maria Serri Corrêa, o auditor solicitou uma reunião com o Promotor de Justiça da Comarca de Carangola e foi prontamente atendido.
Às 18 horas, no recinto da Câmara Municipal, Pedro Moreira ministrou uma palestra para capacitar gestores, conselheiros e servidores acerca do Regime Próprio de Previdência, abordando os assuntos “realidade e desafios da previdência própria” e as “diferenças entre INSS e Regime Próprio”. Estiveram presentes servidores, aposentados, pensionistas, vereadores e ouvintes em geral que se mostraram interessados nas informações apresentadas. O palestrante demonstrou com clareza que é preciso fortalecer e equilibrar o Regime Próprio (IPESC), que além de ser mais econômico para o município é o melhor para os servidores públicos municipais.

Igreja celebra Missa com os candidatos ao pleito eleitoral de 2012


No último sábado (11), foi celebrada uma Missa com a presença de grande público na Igreja Nossa Senhora Aparecida, Bairro Triângulo. A Missa foi dirigida pelos padres Jamir Pedro, Braz Rabelo e José de Fátima. Estiveram presentes os três candidatos a Prefeito e Vice-Prefeito de Carangola, Cezar Ricardo e Flavio Queiroz (PTdoB), Patrick e Ismael Rodrigues (PDT), e Paulo Pettersen e Dr. Juan (PMDB), além dos candidatos a Vereador. O objetivo principal da Celebração foi conscientizar a população sobre o seu compromisso de cidadania no processo eleitoral. Também foi uma grande oportunidade para apresentar os candidatos à população. Foi distribuído o panfleto elaborado por bispos com o título “Os 10 Mandamentos do eleitor honesto e inteligente”:
1-Tomar consciência da importância da política e do valor do seu voto – “Voto não tem preço, tem consequências”.
2-Verificar se o candidato ama o povo, ao qual ele deve servir – Em primeiro lugar, deve-se olhar o projeto político do partido, se visa o bem do povo, de modo bem concreto; pois o político deve ser um servidor, um empregado do povo, que respeita o projeto político de seu partido.
3-Examinar se o candidato assume verdadeiramente o compromisso social – Só se deve votar num político comprometido com o povo, não apenas com seu discurso na campanha eleitoral, mas,sobretudo, com suas atitudes, demonstradas por seu passado limpo, honesto e envolvido com as causas populares. Suas propostas políticas e sociais devem ser concretas, com possibilidade de ser executadas e totalmente voltadas para o bem do povo.
4-Observar se o político respeito seus adversários – O político que, em seus comícios, só sabe atacar e desrespeitar a imagem dos colegas de outros partidos, não merece o nosso voto. Política verdadeira não se faz na base do ataque pessoal e sim a partir de propostas e programas concretos. É preciso acabar com a politicagem dos ataques pessoais, que trata os adversários como se fossem inimigos.

5-Não considerar nenhum político como representante da Igreja – A Igreja não tem partido. O compromisso da Igreja é com a vida, a dignidade humana, a justiça, o bem comum e com a ética na política.
6-Não votar em candidatos, cujos projetos atentam contra a família ou contra a dignidade da vida humana – Por isso, é indispensável ver a relação do candidato com a defesa da dignidade e a promoção da pessoa humana e da vida, em todas as manifestações, desde a sua concepção até o seu fim natural com a morte. Aqui se deve lembrar, sobretudo, do que diz respeito à legalização do aborto e da eutanásia.
7-Exigir e fiscalizar aqueles que foram eleitos quanto à sua absoluta transparência administrativa – O eleitor deve acompanhar o desempenho daqueles que foram eleitos, pois, o voto é uma espécie de procuração para que o eleito aja em nome daqueles que o elegeram.
8-Colocar em prática a Lei Nº 9.840, que altera o Código Eleitoral contra a corrupção eleitoral –Eleitor consciente não vende e não troca seu voto. É preciso quebrar o círculo vicioso de candidatos que corrompem eleitores, e eleitores que corrompem candidatos. Quem vende o voto está vendendo a sua própria dignidade. Quem compra voto, compra a consciência do eleitor. Quem compra e quem vende voto está se degradando em sua dignidade.
9-Levar em conta a Lei da Ficha Limpa já em vigor – Não se trata de uma Lei para alterar a Lei 9.840/99, que já existe, mas sim de incluir novos critérios de inelegibilidade, baseados na vida pregressa dos candidatos. Agora, com a Lei da Ficha Limpa poderemos evitar que candidatos condenados pela justiça concorram às eleições e venham a ocupar cargos públicos.
10-Não anular seu voto nem votar em branco – Se fizer isso, você poderá beneficiar um candidato que não merece seu voto.
Dom Emanuel Messias de Oliveira – Bispo de Caratinga; Dom Geraldo Lyrio Rocha– Arcebispo de Mariana; Dom Odilon Guimarães –Bispo Itabira/Cel. Fabriciano; Dom Werner Siebenbrock – Bispo de Governador Valadares

Justiça Eleitoral define as regras para a campanha em Carangola


Foi realizada na última quarta-feira (15), na sala do Tribunal do Júri do Fórum da Comarca de Carangola, uma reunião com representantes dos partidos, coligações e vários candidatos que concorrerão nas eleições de 2012 nas cidades de Carangola, Fervedouro e São Francisco de Glória. A reunião foi dirigida pela Juíza Eleitoral, Dra. Edna Márcia Lopes Caetano, e pela Promotora Eleitoral, Dra. Cristiane Campos Amorim Baroni. Ao final, foi assinado pelos representantes um termo de acordo que definiu as regras para as campanhas nestas cidades. Conheça algumas das regras acordadas pelas coligações partidárias para o Município de Carangola:
Cada coligação poderá fazer no máximo 16 comícios;
A propaganda sonorizada volante será realizada apenas através de um único veículo para cada coligação majoritária, de 09 às 20hs. O uso de som fixo somente poderá ocorrer nos birôs de campanha, dentro do mesmo horário;
Os fiscais e delegados de partidos não poderão no dia da eleição apresentar em sua vestimenta menção ao partido ou coligação, informação esta que estará contida apenas no crachá de identificação;
Não será permitida a dispensa de panfletos pelas vias públicas às vésperas do dia da votação e nas proximidades dos locais de votação;
Não será permitida em um raio de 200m dos locais de votação a presença dos candidatos, os quais não poderão ser credenciados como delegados ou fiscais;
Não será permitido o uso coletivo de camisas, bótons, chapéus e similares alusivos a candidatos, o mesmo valendo para qualquer tipo de uniformização de eleitores de modo a caracterizar manifestação coletiva, mesmo silenciosa, de algum partido/candidato;
Os presentes acordaram que não será admitida a distribuição de alimentação, qualquer que seja o local, aos eleitores no dia da eleição;
Não será permitida a realização de aniversários, churrascos e qualquer tipo de comemoração em via pública e birôs;
Não haverá carreatas, motocadas, cavalgadas ou similar;
Não se poderá fazer uso de foguetes, rojões, morteiros e bombinhas (fogos de artifício de modo geral).

CARANGOLA RECEBE GOVERNADOR DE ROTARY


O Rotary Club de Carangola recebeu no último dia 07 a visita oficial do Governador do Distrito Rotário 4580 de 2012/2013, José Salvador Felipe Romão. O Governador Salvador pertence ao Rotary Club de Conselheiro Lafaiete, é Presidente da Associação Comercial de sua cidade, possui vasto currículo profissional na área de comércio de madeiras e grande experiência como rotariano. Foi escolhido para dirigir 46 Rotary Clubs este ano, que terá o lema Paz Através do Servir, cuja proposta é promover a paz por meio de projetos de prestação de serviços às comunidades. Durante sua visita, foi recepcionado por rotarianos de Carangola no marco rotário, situado no trevo da cidade, visitou a fábrica Brasil Pitanga e a APAE, almoçou com a Presidente do Rotary de Carangola, Sandra Fonseca de Oliveira, realizou uma assembleia no Tiro de Guerra e participou de reunião festiva no Clube da Maior Idade, que contou com a participação de rotarianos de Divino, Espera Feliz, Manhumirim-Alto Jequitibá e Porciúncula. Nesta reunião, foram empossados três novos rotarianos: Rodrigo Rios Eleutério, Gleide Maria Viana de Souza e Maria Madalena Viana Neri Dias. Na quarta-feira (08), o Governador foi recepcionado pelo Rotary Club de Espera Feliz, e na quinta-feira (09), o destino foi o Rotary Club de Divino. O Jornal O Semanal, em entrevista exclusiva, conheceu um pouco mais deste grande cidadão. Acompanhe:
O Semanal: O que o Rotary representa para o senhor?
Salvador: O Rotary representa tudo para mim. É muito importante fazer parte de uma organização tão magnífica e reconhecida mundialmente como o Rotary. São mais de 100 anos de existência com milhares de projetos e ações realizados em benefício da humanidade. É um orgulho e uma satisfação muito grande saber que podemos contribuir para fazer a diferença e transformar o mundo.
O Semanal: Como está o projeto mundial de combate à poliomielite?
Salvador: Nossa campanha para erradicar a pólio da face da Terra é o maior legado do Rotary. O Rotary Internacional compra as vacinas e doa aos governos, que dispõem de logística especializada para fazer chegá-las às suas populações. Atualmente apenas três países possuem a doença de forma endêmica: Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Vamos sensibilizar os governantes sobre a importância do papel do Rotary nesta luta para que as futuras gerações não sejam afetadas por este terrível vírus causador da paralisia infantil.
O Semanal: Como deve ser o olhar do Rotary para a comunidade?
Salvador: Os clubes de Rotary devem trabalhar em parceria com as demais instituições das cidades, utilizando seu poder de influência e recursos humanos para auxiliá-las em suas necessidades. Como exemplo, temos a APAE, os hospitais, orfanatos, asilos, entidades que promovem campanhas contras as drogas e violência infantil, dentre outras, que devem merecer atenção especial do Rotary. É preciso buscar na sociedade quais as suas reais demandas para executar projetos que alcancem cada vez mais resultados expressivos.
O Semanal: Como deve ser o olhar da comunidade para o Rotary?
Salvador: É preciso que a comunidade apóie as iniciativas do Rotary, reconhecendo o valor de cada um dos rotarianos que se dedicam voluntariamente a causas nobres em favor da própria comunidade. Esta grande legião de voluntários existe para servir e fazer o bem. Para alcançar este reconhecimento, precisamos divulgar nossas ações, fazer a nossa parte através da imagem pública.
O Semanal: Como o Rotary deve trabalhar com o Interact e o Rotaract?
Salvador: O Rotary precisa apoiar estes dois clubes jovens dando o suporte necessário para o seu crescimento. Devem trabalhar em conjunto. Peço também aos rotaractianos e interactianos que participem das atividades do Rotary pois essa integração é muito importante para nosso fortalecimento como um todo.
O Semanal: Como é o chefe de casa/pai/marido Salvador?
Salvador: Sou uma pessoa simples e descontraída, amo minha família e sou um grande amigo dos meus filhos. Sou caseiro e gosto de cozinhar e assistir futebol.
O Semanal: Uma mensagem para os carangolenses:
Salvador: Agradeço a acolhida da população desta grande cidade. Espero que o clube de Carangola, tão tradicional em nosso Distrito, continue crescendo e realizando importantes trabalhos.
Helder Oliveira Ladeira


6 de ago. de 2012

Grande público na Exposição de Carangola 2012


A cidade de Carangola recebeu seus visitantes para a semana mais badalada do ano, onde todos se prepararam para a maior festividade do calendário municipal: a Exposição Agropecuária. Em 2012, quem visitou a cidade pode conferir diversas novidades importantes, como o Calçadão da Rua Pedro de Oliveira, o asfalto em algumas ruas do centro e também as novas barracas de alvenaria que foram construídas no Parque de Exposições, completando o projeto de substituição das antigas por novas barracas fixas, mais modernas, amplas e com melhor estrutura e conforto.
A abertura oficial aconteceu no domingo (22), na entrada do Parque de Exposições Dr. Fernando Quintão Hosken, e contou com a presença dos diretores do Sindicato Rural, secretários municipais e vereadores de Carangola. O corte da inaugural foi feito pelo Secretário de Administração e representante do Poder Executivo, Antonio Carlos Rezende Mansur, e pelo Presidente do Sindicato Rural, Hugo Cheim Machado.
Os destaques da festa foram os stands com os melhores produtos do município, os concursos de gado, o 2º Encontro de Culinária Mineira e o grande show da dupla sertaneja Victor & Leo, na sexta-feira (27), que contou com grandioso público para conferir suas músicas conhecidas, tendo sido este considerado um dos maiores shows já realizados na cidade. Encerrando a 63ª Exposição de Carangola com chave de ouro, a Banda Beijo Apimentado subiu ao palco com todo seu talento, profissionalismo e uma grande estrutura. Apresentaram-se durante o evento outras duas bandas carangolenses de prestígio e popularidade: Banda P’nelmania e Caldeirão Sertanejo.

Homem invadiu delegacia e acaba morto na cidade de Tombos (MG)


Um homem de 54 anos, identificado como Sidney, foi morto depois de invadir a Delegacia de Polícia em Tombos e tentar golpear o delegado e investigadores da Polícia Civil com um canivete. A confusão aconteceu por volta de meio-dia de sexta-feira (27). Segundo o registro, Sidney chegou ao saguão da delegacia de Tombos com um canivete de dez centímetros de lâmina na mão e perguntou por um determinado investigador. Quando responderam que a pessoa não estava, ele perguntou quem era o delegado. Ao saber, partiu para cima do Dr. Diego Candian Alves, que estava no balcão da entrada.
No mesmo instante, um agente penitenciário tentou segurar o homem. Sidney estava totalmente exaltado e furioso. A delegacia estava cheia de pessoas para serem atendidas e outras que saiam do horário de visita dos presos. Os investigadores José Carlos e Marcos Silva chegaram e também se atracaram com o homem. Sidney foi empurrado para fora da delegacia. Na rua, eles conseguiram derrubar o canivete, mas o homem pegou novamente e partiu para cima do investigador Marcos Silva. O policial civil então sacou a arma e atirou no abdômen dele.
O homem ferido caiu na calçada em frente à delegacia. Os policiais o colocaram numa viatura e encaminharam para o hospital em Tombos. Em seguida, foi transferido para Carangola, mas faleceu. Depois da confusão, a polícia apurou que Sidney possuía problemas psiquiátricos, fazia uso de medicamentos controlados e de bebida alcoólica, apesar de fazer tratamento num centro de atendimento.     Fonte: Portal Caparaó

BR-482 recebe novos investimentos


Além da recuperação dos trechos críticos, serviços de recapeamento e sinalização estão sendo concluídos

As obras de recuperação dos trechos críticos da BR-482, que liga Carangola a Fervedouro, continuam em ritmo acelerado. Orçada em cerca de R$ 8 milhões e iniciada em fevereiro deste ano, a reconstrução da principal via de acesso a Carangola logo apresentou resultados animadores, conforme registrado pelo Jornal O Semanal em reportagem no mês de maio. Apenas dois meses depois, em nova visita ao local, percebemos uma realidade ainda melhor e impressionante, pois o trabalho das construtoras H Miranda e Terrayama apresenta cada vez mais resultados sólidos e consistentes.
Os trechos próximos à Cachoeira do Vaíco (kms 39,9 e 40,2) já estão praticamente concluídos. Foram construídos muros de gabião com até 8 metros de altura e realizada a recuperação e o nivelamento do leito da pista. Na região do Cano d’Água (km 32), as obras estão adiantadas e deverão ser concluídas ainda neste mês de agosto. E no antigo motel (km 31,2) está sendo erguido um muro de concreto com 8 metros de altura e 160 metros de comprimento, que dará suporte à cortina atirantada formada por tirantes de aço de 30 metros de comprimento que perfuram o solo e são ancorados na rocha. Logo após a conclusão do muro, o leito da pista será restaurado, com previsão de término para o mês de outubro.
A novidade ficou por conta da obra de recapeamento total da rodovia, que não estava prevista anteriormente. Isso porque o Governo Federal assinou um novo contrato com a Construtora Terrayama para a execução dos serviços de tapa buracos e de sinalização entre Carangola e Fervedouro, que estão praticamente finalizados e que melhoraram muito a trafegabilidade da estrada.
Um dos maiores entusiastas desta obra é o ex-Prefeito de Carangola, Dr. Fernando Costa, que em entrevista comparou a estrada a uma via de acesso a regiões do corpo humano a serem operadas. Segundo ele, Carangola há anos vem sofrendo não só social como economicamente com a BR-482 repleta de buracos e o trânsito sem segurança, desconfortável e demorado.
O Semanal: Em sua época como Prefeito Municipal, o que foi feito para a recuperação da estrada? E depois disso?
Dr. Fernando: Em nossa gestão, trouxemos a administração estadual do DNIT em Carangola para uma reunião na Câmara de Vereadores em que as lideranças locais debateram exaustivamente com os responsáveis pela estrada; muitas promessas foram feitas e nada de concreto foi realizado. De outra feita, a pedido do empresário Sr. Waltencyr Miranda, nos reunimos em praça pública com as lideranças regionais (deputados Braulio Braz, Sebastião Costa, dentre outros) e também as negociações não andaram muito, pois faltava algo a mais. . . O ex-deputado Paulo Pettersen, há tempos atrás, em reunião com algumas lideranças de Carangola se propôs a realizar um trabalho de convergência política com a coleta de assinaturas de apoio ao empreendimento; foram procurados os vereadores de toda a região, as instituições locais, parlamentares da Assembleia Legislativa e, munido destes documentos, conseguiu uma audiência com o Vice-Presidente, Michel Temer, seu amigo particular, e ponderou junto a ele para que não medisse esforços a fim de que recursos fossem destinados para a recuperação da estrada Fervedouro-Carangola.
O Semanal: E os passos seguintes?
Dr. Fernando: Alguns meses se passaram para que os trâmites burocráticos fossem realizados (aprovação do projeto da planta, licitação e outras ações afins), a espera da estiagem e finalmente a presença das máquinas em Carangola e a certeza inabalável de que agora a nossa preciosa estrada vai sofrer os reparos que se faziam necessários para trazer de volta a normalização de nosso setor socioeconômico. Esperamos que essa intervenção pessoal em Brasília a favor de sua terra natal não se esgote neste trabalho, e que este seja apenas o início de grandes obras em favor de nosso município.

Jovem armado ameaça militar em Carangola e acaba preso


Um jovem de 20 anos foi preso após ameaçar com um revólver um cabo da Polícia Militar que estava de folga, com a família, em um trailer na região central de Carangola. O caso aconteceu na madrugada segunda-feira (30). De acordo com o boletim de ocorrência da PM, o militar estava no trailer quando o rapaz chegou e o provocou, perguntando ao atendente do estabelecimento, se ali havia alho, pois ele precisava espantar um policial.
Segundo a PM, o cabo se levantou e quis saber do jovem o motivo de sua atitude. Nesse momento, o suspeito teria sacado a arma e dito que não falava com policiais e que com ele a conversa seria no tiro. Ainda de acordo com o registro, o militar levou uma das mãos às costas, o que assustou o rapaz, que fugiu correndo. A PM foi acionada e saiu em rastreamento, encontrando o suspeito, pouco depois, correndo por uma rodovia estadual.
No momento da abordagem o jovem não estava armado, mas depois de realizar buscas nas imediações, os policiais localizaram um revólver calibre 32, carregado com seis cartuchos. A PM informou ainda que antes de ser detido, o rapaz tentou se esconder em uma residência, mas foi visto pela moradora e fugiu em seguida. O acusado, que segundo a polícia, vem aterrorizando a população do bairro Aeroporto, andando armado pelo local, tem passagens por vários delitos, inclusive tentativa de homicídio. Ele foi levado para a delegacia da cidade, e apresentado à Polícia Civil.

Veículo Gol cai no Rio Carangola em Natividade


Um veículo Gol branco, placas QLO 8600, de Campos dos Goytacazes/RJ, foi encontrado submerso no Rio Carangola na curva da pedreira em Natividade na RJ-220. Um trabalhador que realizava serviços de roçagem no pasto no alto de uma propriedade rural avistou o teto submerso no rio que margeia a pista e informou a algumas pessoas que passavam pelo local a pé. Estas acionaram a Polícia Militar que foi até o local junto com um reboque para a retirada do veículo.
Populares mergulharam para ver se havia alguém dentro do carro, porém não conseguiram visualizar pela turbidez da água, apenas conseguiram pegar o documento do veículo, que boiou assim que a porta foi aberta. O veículo era de propriedade de Josevaldo Gusmão de Azeredo, funcionário de uma grande empreiteira que realiza uma obra na região. Ele havia saído de seu trabalho em Itaperuna na noite anterior e se dirigindo para sua residência, em Porciúncula/RJ. Não havia marcas de freada no asfalto, o que levanta a suspeita de que o motorista possa ter dormido ao volante.
O corpo de Bombeiros fez buscas no leito do Rio Carangola e encontrou o corpo da vítima cerca de 100m abaixo do acidente. A definição da causa da morte, se afogamento ou pancada durante a queda do veículo, irá depender da perícia do IML em Itaperuna e o laudo sairá em 30 dias. 

Mulher foi presa com maconha e "cheirinho da Loló"


A Polícia Militar de Carangola cumpriu mandato de busca e apreensão no último sábado (28) e prendeu uma mulher de 32 anos com 20 frascos plásticos de conta gotas vazios, dois desfiadores de fumo com maconha dentro, seis frascos de conta gotas com clorofórmio (cheirinho da Loló), dois vidros vazios semelhantes aos de xarope (utilizado para acondicionar clorofórmio) e R$ 962 em dinheiro.
A mulher relatou que não comercializa drogas e que a maconha era para uso próprio. Ela admitiu ser dependente química e relatou que o dinheiro é resultado do trabalho do companheiro dela em um trailer da cidade e os frascos com clorofórmio eram para a utilização à noite no show que aconteceu na Exposição. A suspeita não quis revelar onde comprou a droga e o clorofórmio e foi presa e o material encontrado na casa dela foi apreendido. Ela foi encaminhada para a delegacia em Muriaé.           Reportagem Clint Paolo (Gazeta Regional)

Motorista de trator morre em acidente em Carangola


O motorista de uma retroescavadeira morreu ao capotar com a máquina em uma propriedade rural da cidade de Carangola. O acidente aconteceu no último sábado (28). O homem de 42 anos era funcionário de uma empresa de terraplenagem, e segundo o dono da terra, foi contratado para abrir uma estrada em sua propriedade. De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar, o trator deslizou durante uma manobra de ré, e desceu capotando por uma encosta de cerca de 80 metros de altura, levando tudo que via pela frente, e só parou ao bater em uma árvore de grande porte, ficando de rodas para cima.
Uma ambulância da Casa de Caridade de Carangola esteve no local, constatando o óbito do motorista. A perícia da Polícia Civil de Muriaé foi acionada e realizou os trabalhos técnicos, liberando o corpo, que foi encaminhado para o IML de Muriaé, por uma empresa funerária. Com informações da Rádio Muriaé.

Motorista preso por falar ao celular e portar falsa habilitação


Um comerciante de 36 anos da cidade de Carangola foi preso por portar carteira de habilitação falsa. Tudo aconteceu quando o condutor foi parado em uma blitz por estar falando no celular. Ao pedir os documentos os militares suspeitaram da carteira de habilitação que ao ser consultada, a mesma constava ser de São Paulo, categoria “AB” já vencida, sendo que a  apresentada tinha o mesmo número de série, porém, de categoria “AC” do Rio de Janeiro. O dono da carteira foi levado para Muriaé onde foi esclarecido também que o motorista fez a transferência em Itaperuna.

Policia Militar do Meio Ambiente realiza operação conjunta em Muriaé e Carangola


As Polícias Militares do Meio Ambiente das regiões de Muriaé e Carangola fizeram desde segunda-feira (23) até sexta-feira (27) uma operação para coibir desmatamentos e fiscalizar laticínios. Durante esses cinco dias foram localizadas duas áreas consideráveis de desmatamento próximas a Carangola e os proprietários foram multados. E quatro laticínios foram autuados por conterem madeiras sem prova de origem e apresentarem irregularidades no licenciamento.

ACIAC sedia reuniões e debates sobre a situação do PAM


Foram realizadas na última semana duas reuniões no auditório da Associação Comercial e Industrial de Carangola para discutir a situação do Pronto Atendimento Médico Municipal (PAM) e também do Hospital Evangélico de Carangola. Participaram dos debates membros da diretoria do hospital e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), vereadores, representantes de diversas instituições, comerciantes, empresários e população em geral. Na abertura da primeira reunião, terça-feira (24), o Presidente da ACIAC, Ney Lemos, explicou a importância de mobilizar a cidade para discutir e buscar alternativas para este problema na área da saúde pública que traz tantas preocupações. Representando o Hospital Evangélico, fizeram uso da palavra o Vice-Provedor, Pastor Matusael, que destacou a trajetória do hospital, suas potencialidades e o atendimento a pacientes de toda a região, e o Provedor, Jaime Silva Machado, que falou sobre a situação financeira da instituição.
Jaime explicou que o problema financeiro com o PAM existe porque o Hospital Evangélico não recebeu parte dos recursos previstos no convênio com a Prefeitura de Carangola. Ele apresentou relatórios de todos os convênios firmados com o Município, o quanto foi repassado e o quanto ainda deve, cujo valor estaria próximo a R$ 500 mil. 
O Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eduardo Oliveira, disse que o enviará à Câmara e ao Ministério Publico um ofício comunicando que o Município não vem prestando contas dos gastos com saúde, e que pretende, ainda, buscar apoio do Conselho Estadual de Saúde para que os compromissos da Prefeitura de Carangola com o Hospital Evangélico sejam cumpridos, bem como a manutenção do PAM dentro do termo acordado no convênio.
Na segunda reunião, quinta-feira (26), o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eduardo Oliveira, conduziu os trabalhos. Ao final de sua explanação, foi aprovada por unanimidade uma recomendação de apoio ao Hospital Evangélico e a coleta de assinaturas junto à população. Outros movimentos de apoio estão sendo estudados. 

PAM é transferido para o Hospital Casa de Caridade de Carangola


A Secretaria Municipal de Saúde de Carangola informa que o Pronto Atendimento Médico (PAM), que há vários anos funcionava junto ao Hospital Evangélico, no bairro Triângulo, mudou de local. Desde segunda-feira (23), o PAM passou a funcionar em tempo integral no Hospital Casa de Caridade de Carangola, localizado na Praça Coronel João Marcelino, 26, no Centro da cidade.

Centro de Difusão Cultural Padre Paschoal Rangel promove Concurso de Redação 2012


O Centro de Difusão do Pe. Paschoal Rangel, sintonizado com a urgência de aprimorar a competência de leitura e escrita dos alunos do Ensino Médio das escolas da comunidade carangolense, promove o concurso de redação : “Poemas de Carlos Drummond de Andrade”.
O Centro não poderia se omitir nas comemorações de 110 anos de nascimento de Drummond – nosso poeta maior – e por isso escolheu alguns poemas para essa incursão no universo drummondiano. Além de conhecer essas obras, os alunos irão discorrer sobre o sentimento do “gauche” no tempo.
Os trabalhos já foram entregues (15 de julho) e uma comissão composta de três membros escolherá os cinco melhores. A premiação, que deverá acontecer em outubro, é uma parceria da ANABB, através da Associação Atlética Banco do Brasil, por intermédio de seu Presidente, Roberto Alves Vieira. Os prêmios serão assim distribuídos – 1º Lugar: R$ 500,00; 2º Lugar: R$ 400,00; 3º Lugar: R$ 300,00; 4º Lugar: R$ 200,00; e 5º Lugar: R$ 100,00.
Lauricy Belletti Rodrigues
Coordenadora