Páginas

20 de ago. de 2012

Igreja celebra Missa com os candidatos ao pleito eleitoral de 2012


No último sábado (11), foi celebrada uma Missa com a presença de grande público na Igreja Nossa Senhora Aparecida, Bairro Triângulo. A Missa foi dirigida pelos padres Jamir Pedro, Braz Rabelo e José de Fátima. Estiveram presentes os três candidatos a Prefeito e Vice-Prefeito de Carangola, Cezar Ricardo e Flavio Queiroz (PTdoB), Patrick e Ismael Rodrigues (PDT), e Paulo Pettersen e Dr. Juan (PMDB), além dos candidatos a Vereador. O objetivo principal da Celebração foi conscientizar a população sobre o seu compromisso de cidadania no processo eleitoral. Também foi uma grande oportunidade para apresentar os candidatos à população. Foi distribuído o panfleto elaborado por bispos com o título “Os 10 Mandamentos do eleitor honesto e inteligente”:
1-Tomar consciência da importância da política e do valor do seu voto – “Voto não tem preço, tem consequências”.
2-Verificar se o candidato ama o povo, ao qual ele deve servir – Em primeiro lugar, deve-se olhar o projeto político do partido, se visa o bem do povo, de modo bem concreto; pois o político deve ser um servidor, um empregado do povo, que respeita o projeto político de seu partido.
3-Examinar se o candidato assume verdadeiramente o compromisso social – Só se deve votar num político comprometido com o povo, não apenas com seu discurso na campanha eleitoral, mas,sobretudo, com suas atitudes, demonstradas por seu passado limpo, honesto e envolvido com as causas populares. Suas propostas políticas e sociais devem ser concretas, com possibilidade de ser executadas e totalmente voltadas para o bem do povo.
4-Observar se o político respeito seus adversários – O político que, em seus comícios, só sabe atacar e desrespeitar a imagem dos colegas de outros partidos, não merece o nosso voto. Política verdadeira não se faz na base do ataque pessoal e sim a partir de propostas e programas concretos. É preciso acabar com a politicagem dos ataques pessoais, que trata os adversários como se fossem inimigos.

5-Não considerar nenhum político como representante da Igreja – A Igreja não tem partido. O compromisso da Igreja é com a vida, a dignidade humana, a justiça, o bem comum e com a ética na política.
6-Não votar em candidatos, cujos projetos atentam contra a família ou contra a dignidade da vida humana – Por isso, é indispensável ver a relação do candidato com a defesa da dignidade e a promoção da pessoa humana e da vida, em todas as manifestações, desde a sua concepção até o seu fim natural com a morte. Aqui se deve lembrar, sobretudo, do que diz respeito à legalização do aborto e da eutanásia.
7-Exigir e fiscalizar aqueles que foram eleitos quanto à sua absoluta transparência administrativa – O eleitor deve acompanhar o desempenho daqueles que foram eleitos, pois, o voto é uma espécie de procuração para que o eleito aja em nome daqueles que o elegeram.
8-Colocar em prática a Lei Nº 9.840, que altera o Código Eleitoral contra a corrupção eleitoral –Eleitor consciente não vende e não troca seu voto. É preciso quebrar o círculo vicioso de candidatos que corrompem eleitores, e eleitores que corrompem candidatos. Quem vende o voto está vendendo a sua própria dignidade. Quem compra voto, compra a consciência do eleitor. Quem compra e quem vende voto está se degradando em sua dignidade.
9-Levar em conta a Lei da Ficha Limpa já em vigor – Não se trata de uma Lei para alterar a Lei 9.840/99, que já existe, mas sim de incluir novos critérios de inelegibilidade, baseados na vida pregressa dos candidatos. Agora, com a Lei da Ficha Limpa poderemos evitar que candidatos condenados pela justiça concorram às eleições e venham a ocupar cargos públicos.
10-Não anular seu voto nem votar em branco – Se fizer isso, você poderá beneficiar um candidato que não merece seu voto.
Dom Emanuel Messias de Oliveira – Bispo de Caratinga; Dom Geraldo Lyrio Rocha– Arcebispo de Mariana; Dom Odilon Guimarães –Bispo Itabira/Cel. Fabriciano; Dom Werner Siebenbrock – Bispo de Governador Valadares

Nenhum comentário:

Postar um comentário