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6 de ago. de 2012

BR-482 recebe novos investimentos


Além da recuperação dos trechos críticos, serviços de recapeamento e sinalização estão sendo concluídos

As obras de recuperação dos trechos críticos da BR-482, que liga Carangola a Fervedouro, continuam em ritmo acelerado. Orçada em cerca de R$ 8 milhões e iniciada em fevereiro deste ano, a reconstrução da principal via de acesso a Carangola logo apresentou resultados animadores, conforme registrado pelo Jornal O Semanal em reportagem no mês de maio. Apenas dois meses depois, em nova visita ao local, percebemos uma realidade ainda melhor e impressionante, pois o trabalho das construtoras H Miranda e Terrayama apresenta cada vez mais resultados sólidos e consistentes.
Os trechos próximos à Cachoeira do Vaíco (kms 39,9 e 40,2) já estão praticamente concluídos. Foram construídos muros de gabião com até 8 metros de altura e realizada a recuperação e o nivelamento do leito da pista. Na região do Cano d’Água (km 32), as obras estão adiantadas e deverão ser concluídas ainda neste mês de agosto. E no antigo motel (km 31,2) está sendo erguido um muro de concreto com 8 metros de altura e 160 metros de comprimento, que dará suporte à cortina atirantada formada por tirantes de aço de 30 metros de comprimento que perfuram o solo e são ancorados na rocha. Logo após a conclusão do muro, o leito da pista será restaurado, com previsão de término para o mês de outubro.
A novidade ficou por conta da obra de recapeamento total da rodovia, que não estava prevista anteriormente. Isso porque o Governo Federal assinou um novo contrato com a Construtora Terrayama para a execução dos serviços de tapa buracos e de sinalização entre Carangola e Fervedouro, que estão praticamente finalizados e que melhoraram muito a trafegabilidade da estrada.
Um dos maiores entusiastas desta obra é o ex-Prefeito de Carangola, Dr. Fernando Costa, que em entrevista comparou a estrada a uma via de acesso a regiões do corpo humano a serem operadas. Segundo ele, Carangola há anos vem sofrendo não só social como economicamente com a BR-482 repleta de buracos e o trânsito sem segurança, desconfortável e demorado.
O Semanal: Em sua época como Prefeito Municipal, o que foi feito para a recuperação da estrada? E depois disso?
Dr. Fernando: Em nossa gestão, trouxemos a administração estadual do DNIT em Carangola para uma reunião na Câmara de Vereadores em que as lideranças locais debateram exaustivamente com os responsáveis pela estrada; muitas promessas foram feitas e nada de concreto foi realizado. De outra feita, a pedido do empresário Sr. Waltencyr Miranda, nos reunimos em praça pública com as lideranças regionais (deputados Braulio Braz, Sebastião Costa, dentre outros) e também as negociações não andaram muito, pois faltava algo a mais. . . O ex-deputado Paulo Pettersen, há tempos atrás, em reunião com algumas lideranças de Carangola se propôs a realizar um trabalho de convergência política com a coleta de assinaturas de apoio ao empreendimento; foram procurados os vereadores de toda a região, as instituições locais, parlamentares da Assembleia Legislativa e, munido destes documentos, conseguiu uma audiência com o Vice-Presidente, Michel Temer, seu amigo particular, e ponderou junto a ele para que não medisse esforços a fim de que recursos fossem destinados para a recuperação da estrada Fervedouro-Carangola.
O Semanal: E os passos seguintes?
Dr. Fernando: Alguns meses se passaram para que os trâmites burocráticos fossem realizados (aprovação do projeto da planta, licitação e outras ações afins), a espera da estiagem e finalmente a presença das máquinas em Carangola e a certeza inabalável de que agora a nossa preciosa estrada vai sofrer os reparos que se faziam necessários para trazer de volta a normalização de nosso setor socioeconômico. Esperamos que essa intervenção pessoal em Brasília a favor de sua terra natal não se esgote neste trabalho, e que este seja apenas o início de grandes obras em favor de nosso município.

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