Além da recuperação
dos trechos críticos, serviços de recapeamento e sinalização estão sendo
concluídos
As obras de recuperação dos trechos críticos
da BR-482, que liga Carangola a Fervedouro, continuam em ritmo acelerado.
Orçada em cerca de R$ 8 milhões e iniciada em fevereiro deste ano, a
reconstrução da principal via de acesso a Carangola logo apresentou resultados
animadores, conforme registrado pelo Jornal O Semanal em reportagem no mês de
maio. Apenas dois meses depois, em nova visita ao local, percebemos uma
realidade ainda melhor e impressionante, pois o trabalho das construtoras H
Miranda e Terrayama apresenta cada vez mais resultados sólidos e consistentes.
Os trechos próximos à Cachoeira do Vaíco (kms
39,9 e 40,2) já estão praticamente concluídos. Foram construídos muros de
gabião com até 8 metros de altura e realizada a recuperação e o nivelamento do
leito da pista. Na região do Cano d’Água (km 32), as obras estão adiantadas e
deverão ser concluídas ainda neste mês de agosto. E no antigo motel (km 31,2)
está sendo erguido um muro de concreto com 8 metros de altura e 160 metros de
comprimento, que dará suporte à cortina atirantada formada por tirantes de aço
de 30 metros de comprimento que perfuram o solo e são ancorados na rocha. Logo
após a conclusão do muro, o leito da pista será restaurado, com previsão de
término para o mês de outubro.
A novidade ficou por conta da obra de
recapeamento total da rodovia, que não estava prevista anteriormente. Isso
porque o Governo Federal assinou um novo contrato com a Construtora Terrayama
para a execução dos serviços de tapa buracos e de sinalização entre Carangola e
Fervedouro, que estão praticamente finalizados e que melhoraram muito a
trafegabilidade da estrada.
Um dos maiores entusiastas desta obra é o
ex-Prefeito de Carangola, Dr. Fernando Costa, que em entrevista comparou a
estrada a uma via de acesso a regiões do corpo humano a serem operadas. Segundo
ele, Carangola há anos vem sofrendo não só social como economicamente com a
BR-482 repleta de buracos e o trânsito sem segurança, desconfortável e
demorado.
O
Semanal: Em sua época como Prefeito Municipal, o que foi feito para a recuperação
da estrada? E depois disso?
Dr.
Fernando:
Em nossa gestão, trouxemos a administração estadual do DNIT em Carangola para
uma reunião na Câmara de Vereadores em que as lideranças locais debateram
exaustivamente com os responsáveis pela estrada; muitas promessas foram feitas
e nada de concreto foi realizado. De outra feita, a pedido do empresário Sr.
Waltencyr Miranda, nos reunimos em praça pública com as lideranças regionais
(deputados Braulio Braz, Sebastião Costa, dentre outros) e também as negociações
não andaram muito, pois faltava algo a mais. . . O ex-deputado Paulo Pettersen,
há tempos atrás, em reunião com algumas lideranças de Carangola se propôs a
realizar um trabalho de convergência política com a coleta de assinaturas de
apoio ao empreendimento; foram procurados os vereadores de toda a região, as
instituições locais, parlamentares da Assembleia Legislativa e, munido destes
documentos, conseguiu uma audiência com o Vice-Presidente, Michel Temer, seu
amigo particular, e ponderou junto a ele para que não medisse esforços a fim de
que recursos fossem destinados para a recuperação da estrada
Fervedouro-Carangola.
O
Semanal: E os passos seguintes?
Dr.
Fernando:
Alguns meses se passaram para que os trâmites burocráticos fossem realizados
(aprovação do projeto da planta, licitação e outras ações afins), a espera da
estiagem e finalmente a presença das máquinas em Carangola e a certeza
inabalável de que agora a nossa preciosa estrada vai sofrer os reparos que se
faziam necessários para trazer de volta a normalização de nosso setor
socioeconômico. Esperamos que essa intervenção pessoal em Brasília a favor de
sua terra natal não se esgote neste trabalho, e que este seja apenas o início
de grandes obras em favor de nosso município.
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