Páginas

14 de nov. de 2012

E.E. João Belo de Oliveira participa de fase piloto do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE)


Teve início na segunda-feira (29) a avaliação da aprendizagem nas escolas da rede estadual para cerca de 270 mil alunos do 1º ano do Ensino Médio. A Avaliação da Aprendizagem Anual é um teste que contempla todos os conteúdos trabalhados e ajudará os professores a definirem ações pedagógicas para as salas de aula, através de um panorama do conhecimento adquirido pelos estudantes no decorrer do ano letivo.
A Avaliação da Aprendizagem Anual é uma das etapas do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE), da Secretaria de Estado de Educação. As outras duas provas do Programa são a Avaliação Diagnóstica, que é aplicada no início do ano e mostra ao educador o conhecimento prévio do aluno e, a Avaliação Contínua, que pode ser realizada durante todo o ano letivo. Esta prova é de uso opcional e avalia o que e como o estudante aprende.
O teste será aplicado nas 1.878 escolas estaduais mineiras e Colégios Tiradentes, até o dia 30 de novembro. Deste total, cerca de 10% das escolas realizarão a prova em formato virtual. Os alunos serão avaliados nos conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa, Biologia, Física, Química, História, Geografia e Arte, em um total de 139 questões. As provas apresentam ainda níveis diferenciados de questões, em que 50% delas são classificadas como fáceis, 40% com grau médio de dificuldade e 10% difíceis. O tempo de aplicação das provas será de até duas horas, por disciplina. O teste será o mesmo para todas as turmas da escola, mas a sequência das questões será aleatória.
Com o período de um mês para a realização das provas, a logística será definida pelo diretor da escola, junto aos professores. Os testes deverão ser aplicados pelo próprio professor da disciplina, no horário de sua aula. No caso dos exames impressos, as respostas dos estudantes serão lançadas na página do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE). Quando toda a escola lançar os dados, ela terá o resultado do desempenho dos estudantes.
Prova Virtual
Pela primeira vez, o exame será aplicado de forma online. A fase piloto ocorrerá em 950 turmas de 289 escolas, totalizando o atendimento de 33.408 alunos do 1º ano do ensino médio. As provas ocorrerão nos laboratórios de informática das escolas, e a versão virtual será aplicada em todas as regiões do Estado e tende à expansão nos próximos anos.


Da Superintendência Regional de Ensino de Carangola, três escolas estão participando da fase piloto, dentre elasa E.E João Belo de Oliveira (Colégio Estadual), “A integração entre a tecnologia e a educação é uma realidade que tende a crescer cada vez mais. Começamos este ano com 10% das escolas da rede estadual, mas a tendência é que, a cada ano, este percentual aumente”, explica a diretora de Avaliação da Aprendizagem Escolar, Marineide Costa de Almeida de Toledo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário