Páginas

14 de nov. de 2012

Entrevista com Walker Batalha Lima


O colunista do Jornal O Semanal, Walker Batalha Lima, é um dos carangolenses mais apaixonados por futebol e um profundo conhecedor da história do esporte de Carangola. Em sua juventude, atuou como jogador e dirigente, contribuindo para a organização de diversas modalidades esportivas. Vivenciou o período em que aconteceram quatro importantes campeonatos de futebol da cidade, entre 1947 a 1951, e sua esperança é que os próximos administradores municipais consigam reerguer o futebol em Carangola. No ano de 2010, lançou um livro em que conta sua memória dos grandes momentos do esporte da cidade. Em entrevista exclusiva, o colunista Walker relembra fatos importantes de nosso futebol:
O Semanal: Quais os principais clubes nacionais que disputaram partidas em Carangola?
Walker: Já disputaram partidas em Carangola grandes clubes nacionais, como o Vasco da Gama, Olaria e Flamengo, do Rio de Janeiro; e também clubes importantes da região como o Ribeiro Junqueira, de Leopoldina; Nacional, de Muriaé; Americano e Aliança, de Campos; dentre outros outros.
O Semanal: Quais jogadores renomados já atuaram em Carangola?
Walker: Diversos jogadores importantes já atuaram aqui em Carangola, a saber: Esquerdinha e Lamparina, do Olaria; Cordeiro, do Vasco; Geraldino e Caturé, de Leopoldina; o zagueiro Lúcio, Bolivar, Itamar, Laércio e Daniel, Atlanta e Joaninho, Jaylton, Ruy Leal, Lolinho, Mendonça, Ítalo Murer, Tufic Chein, Nilsinho, Odyr e outros.
O Semanal: Quais foram os atletas que Carangola revelou para o futebol?
Walker: Vários atletas importantes nasceram ou atuaram no início de suas carreiras em Carangola. São eles: Lúcio, que atuou pelo Ypiranga e pela Seleção Portuguesa, pois seu pai era português; Geraldino, considerado pelo grande técnico Telê Santana como o melhor jogador que ele viu atuar; Atlanta e o ponteiro direito Amaral, que atuaram pelo Bangu, do Rio de Janeiro; o ponteiro direito Julinho que atuou em São Paulo; além de Friaça, Elgen e Petrôneo que pertenciam ao Ypiranga e foram levados para o Rio para atuarem pelo Vasco, após dois empates de 4 x 4 entre Ypiranga e Vasco da Gama, aqui em Carangola. Os atletas Ruy Leal e Jahylton que, se jogassem no Rio de Janeiro brilhariam intensamente pois eles eram autênticos craques. Mais tarde, despontaram para o esporte o grande campeão Palhinha (ex-São Paulo, Cruzeiro e Seleção Brasileira), e o ídolo do América-MG, Irênio, que também teve passagens pelo Atlético-MG e futebol mexicano.
O Semanal: O time de futebol que mais vezes representou nossa cidade em toda a região foi o Ypiranga. Conte-nos um pouco sobre sua trajetória.
Walker: Realmente, o Ypiranga Sport Clube sempre possuiu um ótimo time. O clube foi fundado em 1922 e conseguiu várias vitórias, com o seguinte time: Agenor, Laurentino e Milton Machado, Adamastor, Zota e Mazinho que eram três irmãos, Peres, Leopoldino, Eugênio Fraga, Cecy Hosken e Zé Borges. As cores de seu uniforme eram vermelho e preto e foi extinto em 1947 por não ter mais condições de manter o profissionalismo. Porém, nas décadas de 1950 e 1960 o time tentou voltar e conseguiu sobreviver por mais um curto período. Foi nessa época que o Ypiranga conquistou a Taça de Melhor Equipe do Interior de Minas Gerais, com os jogadores: Pedrosa, Halauhy, Jiló, Luiz Cláudio, Pedrinho Canhoto, Laércio e Daniel. Os principais adversários do Ypiranga foram o Ribeiro Junqueira, de Leopoldina, o Nacional, de Muriaé, equipes de Cachoeiro de Itapemirim e de Manhuaçu, dentre outros. Dirigiram a entidade nomes importantes como Bebé Leite, Nacip Lima, Carlos Hugo Lima e Washington Lacerda. Em toda sua história, os principais atletas do time foram Dinarte, Atlanta, Ítalo, Canhoto, Cocó, Mamaú e Waldyr, Friaça, Elgen, Petrôneo, Jardel e Minhoca, além de Jair, irmão de Jardel.
O Semanal: Hoje o Tombense é o representante da região no Campeonato Mineiro. Você acredita que o Tombense poderá se manter entre os grandes na Primeira Divisão em 2013?
Walker: Pelo que jogou no Módulo II em 2012, e com os reforços que deverão chegar no final do ano, o Tombense Futebol Clube tem todas as condições de se manter na Primeira Divisão, contando com o apoio da torcida de toda a região.
O Semanal: Qual a importância do Estádio Municipal Roseny Soares para o futebol de Carangola?
Walker: O Estádio Municipal Roseny Soares é de vital importância para Carangola, ainda mais agora que ele está muito bem cuidado. Se conseguirmos recuperar o futebol de Carangola, no futuro terá que se fazer o aumento das arquibancadas.
O Semanal: Qual sua lembrança mais marcante das partidas em Carangola?
Walker: Com a paralisação das atividades do Ypiranga, foi formada a Liga de Desportos de Carangola em 1947, que começou com sete clubes: Olímpico, Comercial, Juventus, Santa Fé, Atlético, Brasil e Operário. No ano seguinte, foi fundado pelo desportista Waldyr Cezar o Vasco da Gama, totalizando assim oito clubes. Os campeões foram: o Comercial em 1947, o Olímpico em 1948 e Juventus em 1949 e novamente o Esporte Clube Olímpico em 1951, com uma poderosa equipe de futebol onde brilharam Ítalo, Geraldino, Binha, Homésio Menicucci no arco, Pety, Dudu, Jahú, Ruy, Dhaer, Lolinho e José Cláudio. A partida final de 1948 entre Olímpico e Santa Fé foi uma das partidas mais marcantes do Campeonato. O placar favoreceu ao Olímpico por 2 x 1, mas, o Santa Fé vendeu muito caro a derrota com uma bela atuação.
O Semanal: Qual sua esperança para o futuro do futebol carangolense?
Walker: Tenho muita esperança que o futebol de Carangola seja soerguido, pois o nosso Estádio Municipal está em ótimas condições. Só falta um grupo de desportistas tomar a frente e levar o nosso futebol para dentro do nosso estádio, como aconteceu em 1947. Eu já estou velho e não posso mais ajudar a soerguer o nosso futebol como eu fiz em 1947 juntamente com outros garotos da minha idade. 
Helder Ladeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário