Páginas

23 de jul. de 2012

Associação Casa Amarela


Com a globalização, cada vez mais as organizações não-governamentais desempenham um papel de grande importância e de complementariedade às ações dos órgãos públicos e dos governos. Isso porque mesmo com todo o aparato estatal constituído é impossível solucionar todos os problemas enfrentados pela sociedade, sobretudo no que tange à esfera social. Além disso, algumas administrações se preocupam mais em realizar grandes feitos e obras do que olhar pelo social e cuidar das pessoas. E para suprir essa carência, para promover uma relação mais próxima com as pessoas que mais necessitam, é que surgem em todo o mundo diversos tipos de entidades de assistência social, que trabalham para prestar inúmeros serviços gratuitos e estão sempre precisando de donativos para sobreviverem e trabalhos voluntários para atingirem seus objetivos. Em Carangola, a mais nova entidade filantrópica criada é a Associação Casa Amarela.
A Associação Casa Amarela (ACA) foi fundada em 28 de novembro de 2011, com sede à Rua Maria Eugênia de Souza, 136, Bairro Santo Onofre. A Casa dispõe de cozinha, biblioteca, sala de leitura e uma pequena secretaria. Com um mandato de quatro anos, a Diretoria está composta da seguinte forma: Presidente: Núbia Oliveira da Silva, Vice-Presidente: Valdinéia Albina Ferreira, Secretária: Marlene dos Anjos Xavier de Souza, Tesoureira: Maria Lúcia de Souza Costa, e membros do Conselho Fiscal.
A Casa Amarela é uma unidade filantrópica que trabalha com assistência social e tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares e comunitários prevenindo situações de risco e vulnerabilidade social, além de melhorar a qualidade de vida no contexto econômico, social e cultural das famílias assistidas. Para isso, busca oferecer serviços tais como: atendimento com diagnóstico social das famílias, acompanhamento psicossocial com visitas domiciliares com assistente social, psicólogo e demais profissionais, oficinas de artesanato, manuseio do lixo caseiro, manuseio alimentar, salas de leituras, reuniões com as famílias, curso de capacitação profissional com geração de renda e emprego, palestras sócio-educativas com as famílias, dentre outros.
Estes serviços de assistência social e promoção da cultura, educação, saúde, segurança alimentar e do meio ambiente são disponibilizados à população em risco decorrente da pobreza, ausência de renda e fragilização dos vínculos afetivos, principalmente crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos. Inicialmente estão sendo atendidos os moradores do bairro Santo Onofre e adjacências. O diferencial da Casa Amarela é que para atingir seus objetivos ela se propõe a envolver as pessoas na resolução de seus próprios problemas e a discutir com a comunidade quais são as medidas e práticas emergenciais que resultarão na melhoria da qualidade de vida, procurando ao mesmo tempo agregar valores como ética, cidadania, respeito, dentre outros. E para desenvolver e implantar ações de autoproteção são promovidos eventos comunitários que fortalecem a integração das famílias.
Pode possuir em sua estrutura um número ilimitado de associados que manifestem o interesse em contribuir para a execução dos objetivos da instituição. Dentre eles existem os sócios contribuintes, que colaboram com o pagamento de uma mensalidade. As mensalidades, juntamente com as rendas (produto líquido de promoções de beneficência), auxílios e subvenções que venha a receber do poder público e convênios firmados com entidades privadas, e os donativos de qualquer natureza compõem toda a arrecadação da entidade, que deverá ser aplicada integralmente na manutenção e desenvolvimento de projetos.
Desde sua criação, a Casa Amarela mantém parceria com a Escola Estadual do Bairro Santo Onofre, para a manutenção de escolinha de futebol feminino e masculino para crianças e jovens, e com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Já na sede própria, cerca de 50 crianças vem sendo atendidas aos sábados, de 13 às 17 horas, com brincadeiras, jogos, desenhos, lanches, biblioteca e filmes. Às quartas-feiras, 19 horas, tem sido ministradas palestras sobre temas variados para aproximadamente 10 famílias.
Além disso, em seu curto período de existência, já realizou os seguintes projetos: bazares de roupas usadas; doação de roupas, sapatos e alimentos; visitas sociais às casas de famílias carentes; doação de roupas de bebê e de berço; dia das crianças; dia da Consciência Negra; e festa de Natal. A entidade carece no momento de voluntários para aulas de reforço escolar, aulas de práticas esportivas (futebol, vôlei, trilha ecológica, judô, etc.), cursos de artesanato como tricô, crochê, fuxico, etc.   
A diretoria da Associação Casa Amarela, associados, parceiros e beneficiados agradecem o apoio e esperam que todos os carangolenses abracem a causa da solidariedade e contribuam para o sucesso dos trabalhos sociais desenvolvidos por todas as instituições filantrópicas de nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário