Páginas

16 de jul. de 2012

Entrevista com Dom Odilon Guimarães Moreira


Carangola recebeu na última quarta-feira (10) a ilustre visita do Bispo Dom Odilon Guimarães Moreira, Pároco em Carangola e Administrador Paroquial em Faria Lemos de 1994 a 1999, e atual Bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano. Sua visita nessa semana se deu por conta das comemorações pelos 15 anos de fundação do Encontro dos Jovens com Cristo (EJC), criado por ele. Nascido no dia 09 de janeiro de 1939, em Presidente Bernardes/MG, sempre está cercado por amigos, e deste modo foi recepcionado na residência de Nina Ferreira. O Jornal O Semanal, em entrevista exclusiva, traz mais uma mensagem de Dom Odilon aos fiéis. Acompanhe: 
O Semanal: Como é sua relação com a cidade de Carangola?
Dom Odilon: Cheguei em Carangola no início de 1994, vindo de Santo Antônio de Ipanema para substituir o Padre Paulo Peixoto, muito querido nesta cidade e atual Arcebispo de Uberaba. Permaneci em Carangola até 1999. No dia 04 de agosto daquele ano fui nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória, cuja minha ordenação aconteceu em grande cerimônia em outubro no Estádio Municipal Roseny Soares. No dia 07 de novembro, tomei posse em Vitória, onde prestei serviços por três anos e três meses. De Vitória, fui nomeado em 2003 pelo Papa João Paulo II Bispo Titular da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, onde permaneço até hoje. Aqui em Carangola criei fortes laços de amizade e tenho muitos amigos em particular. Junto com este povo religioso, somamos esforços para a aquisição do terreno onde foi erguida a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, Bairro Triângulo. E, sempre diante de convites, procuro vir à Carangola para retribuir o carinho que as pessoas ainda mantêm por mim, mesmo à distância.
O Semanal: Como o senhor vê o potencial de turismo religioso na cidade?
Dom Odilon: Toda esta região é muita religiosa e cada vez mais as pessoas buscam renovar a sua fé. Para que Carangola consiga trazer um número maior de féis para visitação, é preciso união e empenho tanto do poder público quanto das comunidades. Aqui são realizadas quatro grandes festividades religiosas durante o ano, que são: a Sexta-Feira Santa, a Festa de Corpus Christi, a Festa de Nossa Senhora Aparecida e a Festa da Padroeira da Cidade, Santa Luzia. Temos também o Santuário de Santa Luzia, a Réplica da Basílica de Aparecida do Norte/SP, a antiga Igreja de São Manoel do Boi e o Morro do Cruzeiro, que precisam ser mais valorizados e incentivados a receberem peregrinações e visitações.
O Semanal: Deixe-nos um depoimento sobre Dom Emanuel Messias, Bispo de Caratinga, e Dom Eugênio Sales, Cardeal e Arcebispo do Rio de Janeiro.
Dom Odilon: Conheço Dom Emanuel desde quando ele era Padre e Professor do Seminário de Caratinga. Tive a oportunidade de encontrá-lo em diversas reuniões da CNBB. É uma pessoa muito sábia, dedicada e inspirada por Deus. Procura em suas homilias e ensinamentos ressaltar o aspecto da misericórdia divina. Já o Dom Eugênio Sales foi um grande homem de Deus, que fez muito bem ao Rio e ao País. Acompanho sua vida desde muito tempo como um admirador. Apesar de ser um religioso tradicional, executou diversas ações sociais e protegeu os menos favorecidos.
O Semanal: Qual a sua avaliação destes 15 anos do EJC em Carangola?
Dom Odilon: O EJC, criado quando eu estava a frente desta Paróquia, faz muito bem à comunidade carangolense ao dar aos seus jovens a oportunidade de crescerem em formação e no conhecimento sobre o Cristianismo. É um grande instrumento de evangelização da Pastoral da Juventude. Nesta oportunidade, vim para presidir a celebração em comemoração pelos 15 anos, em Missa realizada nesta noite na Matriz de Santa Luzia.
O Semanal: Ainda sobre a juventude, qual a expectativa para 2013?
Dom Odilon: O ano de 2013 será muito importante para todos nós, pois acontecerá no mês de julho na cidade do Rio de Janeiro a Jornada Mundial da Juventude. Jovens do mundo inteiro estarão reunidos com o Papa Bento XVI em uma corrente para encaminhar a juventude para um futuro melhor, com a presença de Deus em seus corações. Este será um grande acontecimento para a Igreja e para o Brasil. E em 2013, a Campanha da Fraternidade terá como tema a fraternidade e a juventude, o que será muito bom para os jovens e para o Catolicismo.
O Semanal: Como o senhor vê a atual realidade da Igreja Católica?
Dom Odilon: Os católicos vêm crescendo em sua fé pois os conflitos da modernidade proporcionam aos homens uma sede maior de Deus. As pessoas buscam cada vez mais a Igreja para enfrentar a luta do material contra o espiritual, e nós temos o desafio de direcionar a todos para o melhor caminho, aquele que seja melhor para o povo. Isso exige cada vez mais preparação e mobilização dos católicos.
O Semanal: Finalizando, é possível tê-lo conosco residindo e trabalhando em Carangola?
Dom Odilon: Em 2014, estarei completando 75 anos, ocasião em que devemos renunciar aos trabalhos administrativos de uma Diocese para tornarmos Bispos Eméritos. Nesta condição, podemos prestar serviços em uma paróquia de livre escolha. Como tenho amigos em diversas cidades por onde passei, fica aberta a possibilidade para quem sabe retornar para Carangola.         
Helder Ladeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário