Páginas

27 de abr. de 2012

Vaga de emprego


Programa de Formação: Gerente de Relacionamento para instituição financeira. R$ 3000,00 + benef + plano de carreira.
Ensino Superior completo e vivência na área comercial preferencialmente em empresas do segmento financeiro.
Cadastro no link  http://bit.ly/gerentebco

Fernanda Ribeiro
11 5054-2787 ramal 106
11 7003-8970
Id: 55*112*12830
www.recruiters.com.br

26 de abr. de 2012

REUNIÃO COM SUB-SECRETARIO DE ENSINO SUPERIOR PROF. FABIO KALLAS A RESPEITO DA ESTADUALIZAÇÃO DAS UNIDADES ASSOCIADAS A UEMG.

Em reunião nesta quarta feira (25/04) no gabinete do Sub-Secretario Prof. Fabio Kallas, o Presidente da Fundação... FAFILE de Carangola, Prof. Braz Cosenza foi discutir como anda o processo de Estadualização das Unidades Associadas a UEMG, em especial da Unidade de Carangola.
O Prof. Fabio Kallas, colocou o Prof. Braz Cosenza todo o panorama da estadualização, seguindo exatamente todos os passos que ja haviam sido acertado em reunioões anteriores com os Presidente de Fundação.
Todos os dados de patrimônio, pessoal, passivos e ativos, enfim todoas as informaçoes ja foram tabuladas e estão sendo finalizadas para apresentação final do "rito" do processo de Estadualização.
Braz Cosenza, mas uma vez ouviu da boca do proprio sub-secretario de Ensino Superior " não tenho a meno duvida que as unidades de Campanha e Carangola" começam a ser Estadualizadas em Agosto deste ano...
Prof. Braz Cosenza, explicou que vem fazendo todo o possivel para colocar a faculdade em ponto total de ser estadualizadas. Para Carangola e toda a região, a estadualização plena é o maior de todos os sonhos desta região, acrescenta o prof. Braz Cosenza


-- 
Prof. Braz Cosenza
Presidente da Fundação FAFILE de Carangola - Unidade Associada a Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental
Coordenador do Curso de Ciências Biológicas da FAVALE/UEMG
Coordenador do CEBio
Vice-Presidente do Centro de Estudos Ecológicos e Educação Ambiental - CECO
Prof. de Ecologia e Botânica FAVALE/UEMG
Doutorando em Ecologia Vegetal UFV





25 de abr. de 2012

Tiro de Guerra de Carangola


No último dia 19 de abril, foi comemorado o Dia do Exército, data marcada pela primeira luta dos brasileiros contra a dominação holandesa em 1648. A atuação do Exército Brasileiro é de grande importância, uma vez que muito do nosso desenvolvimento é proveniente do trabalho desta instituição, responsável pela defesa da soberania nacional e dos brasileiros. Em Carangola, o Exército é representado pelo Tiro de Guerra 04-002, criado em 1918. Este documentário foi produzido com a colaboração do Instrutor Chefe do TG de Carangola, Sargento Valdemir Mello Martins.
O Tiro de Guerra de Carangola é um Órgão de Formação da Reserva (OFR), que possibilita a prestação do Serviço Militar Inicial, no município sede do TG, dos convocados não incorporados em Organização Militar da Ativa (OMA), de molde a atender à instrução, conciliando o trabalho e o estudo do cidadão.
Além de propiciar a prestação do serviço militar inicial, o TG deve: contribuir para estimular a interiorização e evitar o êxodo rural; constituir-se em polos difusores do civismo, da cidadania e do patriotismo; colaborar em atividades complementares, mediante convênio com órgãos federais, estaduais e municipais, no funcionamento de ensino profissionalizante em suas dependências e na utilização das mesmas em práticas cívicas, esportivas e sociais, em benefício da comunidade local; e, mediante autorização dos Comandantes Militares de Área: atuar na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e na Defesa Territorial; participar na Defesa Civil; e colaborar em projetos de Ação Comunitária.
Foi no dia primeiro de fevereiro de 1918, no campo do Santa Luzia Futebol Clube, que foi ministrada a primeira instrução aos cidadãos de Carangola, subordinado ao Comando Militar do Leste (com sede no Rio de Janeiro), e à 4ª Região Militar de Belo Horizonte (Seção do Tiros de Guerra da 4ª RM. Ao longo dos anos, o TG Carangola recebeu as seguintes denominações:  Tiro de Guerra 381, em 1918; Escola de Instrução Militar nº 129, em 1926; Tiro de Guerra 201, em 1938; Tiro de Guerra 068, em 1946; Tiro de Guerra 04-002, em 1979, denominação que vigora até os dias atuais.
O Tiro-de-Guerra esteve desativado nos períodos de 1923 a 1925, 1941 a 1942, 1945, 1954, 2º Semestre de 1962, 1989 a 1994, sendo então reativado em 20 de Janeiro de 1995. Em todo o estado de Minas Gerais, existem apenas 33 unidades do Tiro de Guerra, que necessita da assinatura de um convênio entre o Comando do Exército e as Prefeituras Municipais para funcionar. Neste convênio, o Exército é responsável pelo envio e manutenção do instrutor, seleção dos jovens que completam 18 anos, e disponibilização de armamento, fardamento e munição. Já a Prefeitura deve arcar com as despesas administrativas da sede, como materiais e equipamentos de escritório, secretário, servente e contas de água, luz e telefone. Além disso, Carangola é privilegiada pois conta com o Fundo de Saúde do Exército, através de um convênio firmado entre o Hospital Militar de Juiz de Fora com a Casa de Caridade de Carangola, que beneficia os instrutores, militares aposentados e pensionistas. Vale registrar que em sua última reativação, o Rotary Club de Carangola desempenhou importante papel para que a cidade novamente fosse contemplada com o TG.
Anualmente é realizada a matrícula da turma única de instrução, composta por cinquenta atiradores. O TG oferece currículo padrão do Exército Brasileiro que prepara o jovem combatente para defesa territorial e defesa civil. Após a conclusão da prestação do Serviço Militar obrigatório, os atiradores recebem os Certificados de Reservista de 2ª Categoria. Desde sua criação, o TG já formou aproximadamente 65 turmas de 50 atiradores cada, cujo cargo de Diretor é sempre o Prefeito Municipal.
Foram Chefes de Instrução do TG Carangola as seguintes personalidades: Sgt. Obdego Sugusto, Sgt. José da Costa Serrano, Sgt. José Carlos das Neves, Sgt. Leôncio Ladeira de Mendonça, Sgt. José Anthero de Mendonça, Sgt. José Martins, Sgt. Otávio Leopoldo Pereira, Sgt. Solon Cardoso Brandão, Sgt. José de Almeida Lima, Sgt. Sandoval Gonçalves dos Santos, Sgt. Benedito Viegas Pinho, Sgt. Antonio João de Souza, Sgt. José Braz dos Santos, Sgt. Getúlio das Neves Botelho, Sgt. Ivan Matos Cavalcante, Sgt. Adilson Schittini Leite, Sgt. Noé Jorge Viana, Sgt. Agnelo Ferreira Dias, Sgt. Hugo Cézar Cirolini, Sgt. Aldori Junker Jardim, Sgt. Alessandro Luiz Nogueira Ferreira, e Sgt. Valdemir Mello Martins.
O Tiro de Guerra de Carangola está situado na Praça Rotary, Bairro Santa Emília, onde são realizadas atividades teóricas e disciplinares, enquanto que no Parque de Exposições e no Estádio Municipal Roseny Soares são desenvolvidas as atividades práticas. Já o estande de tiros se localiza na Fazenda Estrela, de propriedade do Sr. Jorge Coimbra.

            O atual Instrutor Chefe do TG Carangola é o Sgt. Valdemir Mello Martins, que aqui chegou no dia 11 de janeiro de 2010, vindo de seu estado natal, Rio Grande do Sul. Em 21 anos de carreira, serviu nos estados de Amazonas, São Paulo e Rio Grande do Sul, região sulista para qual pretende retornar após completar seu período em Carangola e obter a promoção para 1° Subtenente. Sgt. Valdemir enfatizou a importância da presença da instituição nos eventos da cidade pois é preciso uma maior aproximação com a comunidade. Em seu trabalho desenvolvido, destaca que no ano de 2011 aconteceu a primeira visita de uma turma de atiradores de Carangola à Academia Militar em Resende (RJ), e também a realização do 1° Encontro de Tiros de Guerra da Zona da Mata e da Primeira Região Militar. Para tanto, reconhece a fundamental parceria firmada com as Secretarias Municipais de Cultura, Esporte, Saúde, Educação e Administração, além da Câmara Municipal, Polícia Militar e dos clubes de serviços.
            No último dia 18, para prestar homenagem ao Dia do Exército Brasileiro, a Câmara Municipal de Carangola reuniu seus vereadores, o Sgt. Valdemir e os atiradores para celebrar esta importante data e os feitos desta instituição. A reunião teve início com a entrada das bandeiras do Brasil, Minas Gerais e de Carangola, conduzidas pelos atiradores. Em seguida, foram executados o Hino Nacional e o Hino a Guararapes. E na quinta-feira (19), o Sgt. Valdemir presidiu uma solenidade em frente à sede do TG, prestigiada por diversas autoridades, que foi iniciada com o hasteamento do Pavilhão Nacional e encerrada com o desfile da tropa.
            Pelos inúmeros serviços prestados a comunidade carangolense, nossa saudação ao Tiro de Guerra 04-002 de Carangola.  





















Entrevista com o Pároco de Carangola, Padre Jamir Sobrinho


Tendo assumido a Paróquia de Santa Luzia recentemente, o Padre Jamir Pedro Sobrinho dirigiu as celebrações da Páscoa em Carangola, com o apoio dos vigários Padre Braz Rabelo da Silva e Padre José de Souza Lucas. Natural de Divino, Padre Jamir está muito contente com a missão recebida e com a acolhida dos carangolenses, e espera que a Igreja consiga cada vez mais apontar os caminhos verdadeiros do Evangelho e fazer com que cada um cresça em sua fé. Em entrevista exclusiva ao Jornal O Semanal, Padre Jamirfala sobre o início de seu trabalho. Confira:
O Semanal: Como o senhor recebeu a notícia de que viria para Carangola?
Padre Jamir: Foi com grande alegria e entusiasmo. Apesar de ter nascido em Divino, esta é a maior possibilidade que tenho de desenvolver um trabalho pastoral na Forania de Carangola, que compreende as cidades de Carangola, Espera Feliz, São Francisco do Glória e Tombos. Sei o quanto essa comunidade é religiosa e fiel a Deus, e que gosta de participar das atividades da Igreja.
O Semanal: Como foi a receptividade dos carangolenses e suas primeiras impressões da cidade?
Padre Jamir: Fiquei muito impressionado pela acolhida que tive aqui. O carangolense realmente é um povo muito acolhedor. Outros dois fatores que me chamaram muito a atenção foram a disponibilidade para o trabalho pastoral e o nível de organização das 32 comunidades urbanas e rurais. Várias pessoas logo se apresentaram para dizer onde atuavam e que estavam dispostas a prosseguir com seu trabalho nas comunidades. Esse suporte é muito valioso para nós.
O Semanal: Como foram as celebrações da Páscoa?
Padre Jamir: Tivemos esse ano uma semana de intensas atividades, desde o Domingo de Ramos até o Domingo da Ressureição de Cristo. E em todas as atividades, conseguimos uma participação muito significante, deixando claro que os fiéis estão com sede da experiência de Deus em suas vidas. Na madrugada de quarta-feira, tivemos a tradicional subida ao Morro do Cruzeiro. A Via-Sacra, que percorreu desde o Triângulo até a Igreja Matriz, reuniu mais de duas mil pessoas. A Celebração Eucarística das 15 horas na Sexta-Feira da Paixão, bem como a Celebração da Ressurreição, que teve início às 21 horas e procissão e término após a meia-noite, atraíram grande número de fiéis, demonstrando o quão é intenso o envolvimento e a boa vontade dos cristãos desta comunidade.
O Semanal: Como a Igreja está trabalhando a Campanha da Fraternidade 2012?
Padre Jamir: O foco deste ano é a saúde pública, para que possamos conhecer por dentro o Sistema Único de Saúde (SUS), que foi criado em 1988. O objetivo é ajudar a aperfeiçoar o SUS, corrigir suas falhas, prestar esclarecimentos de como as pessoas podem se beneficiar com ele. Para integrar a população com o SUS, estivemos conversando com o Prefeito e a Secretária de Saúde e apresentamos o projeto Humaniza Carangola, uma vez que nossos fiéis participaram de pesquisas e apontaram que é preciso humanizar o tratamento nos postos de saúde. A Igreja está conscientizando os fiéis, enviando grupos ao SUS e programando palestras. Esses grupos poderão trocar ideias e sugestões para que os profissionais de saúde estejam cada vez mais aperfeiçoando seus trabalhos de acordo com as demandas apontadas.
O Semanal: Quais são seus principais projetos e metas a frente da Paróquia?
Padre Jamir: Minha principal meta é executar o Plano da Diocese, cujo projeto prevê o desenvolvimento da catequese e dos movimentos de juventude. Além disso, buscaremos aumentar a participação dos adultos em pastorais, grupos e movimentos a fim de fortalecer o trabalho pastoral. Um exemplo disso é a Pastoral do Idoso, que ainda não existe em Carangola, mas que realiza um trabalho importante em visitas e assistências aos idosos em seus lares. Em se tratando das igrejas e capelas, algumas precisam de reformas, inclusive a Igreja Matriz e a Igreja Nossa Senhora Aparecida, cujos telhados precisam logo de reparos.
O Semanal: Como será a participação da Igreja no processo eleitoral?
Padre Jamir:Vamos procurar através das missas, reuniões, rádios e boletins conscientizar os eleitores, reforçando a importância do voto consciente e da escolha de pessoas com credibilidade e honestidade. A prática da troca de voto será bastante discutida e combatida, bem como a Lei da Ficha Limpa. Como disse nosso Bispo Diocesano de Caratinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira: “se a corrupção é pecado, também a omissão é falta grave, é conivência com o crime”. É preciso estudar o perfil do candidato, seus trabalhos antecedentes e não podemos ter medo de denunciar. Pretendo, ainda, promover um encontro com todos os candidatos para ouvi-los e ajudá-los a se prepararem melhor para atender os anseios da população.
O Semanal: Uma mensagem final:
Padre Jamir: Ainda neste clima de Páscoa, desejo que a inovação do Cristo Ressuscitado seja uma inspiração para nossas vidas. Que cada um de nós não se deixe abater por pouca coisa e acredite que, assim como Cristo, todos já somos vencedores. Peço o apoio de toda a comunidade cristã para que nos ajudem nessa caminhada de fé para o crescimento do Reino de Deus.








E.E. João Belo de Oliveira


A Escola Estadual João Belo de Oliveira, em sua busca constante por uma educação de qualidade, passa a oferecer a seus alunos o Projeto Educação em Tempo Integral (PROETI). Este projeto beneficiará os alunos do sexto ano, que ficarão na escola nos períodos da manhã e da tarde. Estes mesmos alunos também participarão do Projeto Mais Educação, onde terão atendimento pedagógico, além de oficinas de fotografia, natação, judô e futebol.
A escola tem buscado novos cursos para oferecer a comunidade, e nesta busca pela conscientização e pela capacitação para o futuro, está aguardando autorização para iniciar os cursos de técnico em Contabilidade e técnico em Informática. Na oportunidade, diretores, professores e funcionários parabenizam os alunos que brilharam nos jogos escolares realizados recentemente. 

A Escola Estadual João Bello de Oliveira implantou e está implementando dois projetos que atenderão alunos do curso do Ensino Médio, a partir do mês de abril e que se desenvolverão ao longo deste ano.
O primeiro projeto, atendendo os cursos de Magistério e Pós-Médio, oferecerá aos alunos estudos sobre Língua Portuguesa desde sua origem até a atualidade passando por estudos gramaticais com aplicação na leitura e entendimento de textos. O outro projeto versará sobre estudos de Literatura Brasileira desde a sua Pré-História – A Carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal, comunicando o Descobrimento do Brasil – até a atualidade e focalizando a leitura e o entendimento de textos e é destinado aos alunos do curso científico noturno.
Tais projetos foram idealizados pela Supervisora Pedagógica Hilda Lúcia Montes Meier, com apoio e assessoria do Diretor da Escola, Paulo Batista Faria, e da Vice-Diretora do turno noturno, Marilei Rodrigues Amorim, contando com a participação do Professor Murilo Morando Queiroz, que atuará em encontros semanais com as turmas a que se destinam tais projetos.Acontecimentos como estes e outros mais que poderão vir a ser articulados estão e estarão à disposição da Escola e de alunos que vieram a se interessar por tais realizações.
















5 de abr. de 2012

BDMG confirma a liberação de R$ 5 milhões para Carangola


O empréstimo de mais de R$ 5 milhões, solicitado pelo Prefeito de Carangola, Patrick Drumond, junto ao BDMG e que foi aprovado pela Câmara para a execução de inúmeras obras de infraestrutura, estava tramitando em Belo Horizonte e foi liberado na última terça-feira (03). A informação é da Secretária de Governo, Ana Maria de Souza, que recebeu telefonema às 17 horas confirmando a liberação. Nos próximos dias serão anunciados os processos licitatórios para as empresas que executarão os trabalhos, dentre eles o asfaltamento da Avenida Dr. Juarez Quintão Hosken e ruas Antônio Marques e Machado de Assis, construção de área de caminhada, ciclovia e praça esportiva na área do deslizamento na entrada da cidade e calçamento de diversas ruas da cidade.

Vereador Luciano Amaral atende reivindicação de pedestres


A Praça Presidente Getúlio Vargas, no Centro, é um dos locais de maior movimento de Carangola. A constante movimentação do Terminal Rodoviário e dos veículos que utilizam essa parte do trecho pertencente à MG-111, ganhou nos últimos tempos a companhia do tráfego pesado dos caminhões das empresas do mineroduto. E recentemente teve um novo aumento de fluxo devido às obras na Rua Pedro de Oliveira.
            Se o trânsito ficou mais complicado para os motoristas, para os pedestres a situação ficou ainda pior, aumentando o risco de acidentes e atropelamentos. Diante deste quadro, pedestres, passageiros e funcionários dos estabelecimentos comerciais e do Terminal Rodoviário procuraram o Jornal O Semanal para reclamarem da situação.
            Ao tomar conhecimento disso, o Vereador Luciano Amaral imediatamente elaborou uma indicação solicitando do Poder Executivo a colocação de uma faixa de pedestre naquela imediação com a seguinte justificativa:  
Colocação de uma faixa de pedestres nas proximidades do Terminal Rodoviário, cruzando as duas pistas. No referido local, os pedestres vem enfrentando dificuldades para realizar a travessia em decorrência do grande fluxo de veículos. Vale lembrar que esta via apresenta também grande tráfego de pedestres, sendo de grande importância zelar pela segurança e integridade dos mesmos.

Prefeitura de Carangola recebe oficialmente terreno da ACOBATRI


O Prefeito de Carangola, Patrick Drumond, viajou na última segunda-feira (02) para Brasília, onde recebeu oficialmente, das mãos da Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a doação do terreno da ACOBATRI, localizado na Rua Antônio Thomé, no bairro do Triângulo, onde serão construídas as 33 casas para os moradores do Bairro Panorama que perderam seus lares em 2005. O loteamento será o novo Bairro VITÓRIA.              
EMATER-MG: Patrick retornou à Carangola, na quarta-feira (04). Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, na semana passada Patrick se reuniu em Belo Horizonte com o presidente da EMATER, Maurílio Soares Guimarães e seu chefe de gabinete, Onésimo Aguiar. Após o encontro, Patrick garantiu que os serviços da EMATER serão retomados na próxima segunda-feira, 09 de abril.    

Rumo à 1ª Divisão: Tombense vence Social, Tricordiano e Formiga e está na zona de classificação para a segunda fase


A equipe representante da região no Módulo II do Campeonato Mineiro 2012, o Tombense Futebol Clube, conquistou no último domingo (01) sua quarta vitória consecutiva na competição. Após um começo irregular, com três empates e uma derrota, o time de Tombos vem surpreendendo e se destacando, com os gols marcados por Robertinho, Caio, Thiago Azulão, Nahô e Alix.
No dia 25, o Tombense venceu o Social, de Coronel Fabriciano, pelo placar de 2 x 1, jogando em Governador Valadares. Já no dia 28, em partida realizada em Três Corações, a equipe alvirrubra emplacou uma goleada: 4 x 1 contra o Tricordiano. E no último domingo (01), em Juiz de Fora, mais uma grande vitoria do Tombense, desta vez 2 x 0 frente ao Formiga.
Após a oitava rodada, o Tombense, treinado por Toninho Cajuru, ocupa a segunda colocação na Chave B, com 15 pontos. Em primeiro lugar está o Ipatinga, com 17. Na Chave A, os líderes são Mamoré (17 pontos) e Araxá (14 pontos).
Na próxima rodada, o Tombense enfrenta o Poços de Caldas, no sul de Minas, sábado, dia 07, a partir das 16 horas. O locutor Paulo Barbosa narrará o jogo pela Rádio Mais FM 92,7. Com uma vitória neste jogo, ou até mesmo um empate e uma combinação de resultados, o Tombense conseguirá sua classificação para a Fase Final.     

Trabalhos em ritmo intenso no Calçadão da Rua Pedro de Oliveira


Desde que foi iniciada a construção do calçadão na Rua Pedro de Oliveira, em Carangola, técnicos e funcionários da empresa Hidra-Lar e do SEMASA têm trabalhado em ritmo acelerado para cumprir o cronograma das obras, que neste momento se concentra no trecho entre a esquina com a Travessa Antônio Themudo e a esquina do Banco Itaú. Todos os paralelepípedos foram retirados e foi feito o serviço de rede de água e esgoto, onde as antigas manilhas de 150mm da rede de esgoto foram substituídas pelos tubos ocre de 150mm, enquanto que os tubos de PVC marrom de 60mm substituíram a rede de água anterior de fibra de cimento de 50mm.
Também já foi concluída a colocação do meio-fio de ambos os lados, bem como os recuos para embarque e desembarque em frente ao Hotel Central e à Caixa Econômica Federal. Outra novidade é a colocação de registros na rede de água, que funcionarão como pontos de contenção da distribuição de água na rua principal da cidade. Isso significa que, em caso de algum problema na rede de água, não será mais necessário interromper o abastecimento em todo o centro da cidade. As primeiras pedras do novo calçamento foram colocadas na tarde da última terça-feira (03).
Com o fim do estacionamento de veículos ao longo do trecho, as duas calçadas terão três metros de largura cada. Os motoristas deverão procurar novas ruas para estacionarem enquanto aguardam a ampliação da área de estacionamento rotativo no centro. O serviço de carga e descarga dos estabelecimentos comerciais teve que ser deslocado para as ruas do entorno. Para os pedestres, serão criadas faixas de travessia e aos finais de semana o trânsito de veículos pela Rua Pedro de Oliveira ficará interditado.