Páginas

25 de abr. de 2012

Tiro de Guerra de Carangola


No último dia 19 de abril, foi comemorado o Dia do Exército, data marcada pela primeira luta dos brasileiros contra a dominação holandesa em 1648. A atuação do Exército Brasileiro é de grande importância, uma vez que muito do nosso desenvolvimento é proveniente do trabalho desta instituição, responsável pela defesa da soberania nacional e dos brasileiros. Em Carangola, o Exército é representado pelo Tiro de Guerra 04-002, criado em 1918. Este documentário foi produzido com a colaboração do Instrutor Chefe do TG de Carangola, Sargento Valdemir Mello Martins.
O Tiro de Guerra de Carangola é um Órgão de Formação da Reserva (OFR), que possibilita a prestação do Serviço Militar Inicial, no município sede do TG, dos convocados não incorporados em Organização Militar da Ativa (OMA), de molde a atender à instrução, conciliando o trabalho e o estudo do cidadão.
Além de propiciar a prestação do serviço militar inicial, o TG deve: contribuir para estimular a interiorização e evitar o êxodo rural; constituir-se em polos difusores do civismo, da cidadania e do patriotismo; colaborar em atividades complementares, mediante convênio com órgãos federais, estaduais e municipais, no funcionamento de ensino profissionalizante em suas dependências e na utilização das mesmas em práticas cívicas, esportivas e sociais, em benefício da comunidade local; e, mediante autorização dos Comandantes Militares de Área: atuar na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e na Defesa Territorial; participar na Defesa Civil; e colaborar em projetos de Ação Comunitária.
Foi no dia primeiro de fevereiro de 1918, no campo do Santa Luzia Futebol Clube, que foi ministrada a primeira instrução aos cidadãos de Carangola, subordinado ao Comando Militar do Leste (com sede no Rio de Janeiro), e à 4ª Região Militar de Belo Horizonte (Seção do Tiros de Guerra da 4ª RM. Ao longo dos anos, o TG Carangola recebeu as seguintes denominações:  Tiro de Guerra 381, em 1918; Escola de Instrução Militar nº 129, em 1926; Tiro de Guerra 201, em 1938; Tiro de Guerra 068, em 1946; Tiro de Guerra 04-002, em 1979, denominação que vigora até os dias atuais.
O Tiro-de-Guerra esteve desativado nos períodos de 1923 a 1925, 1941 a 1942, 1945, 1954, 2º Semestre de 1962, 1989 a 1994, sendo então reativado em 20 de Janeiro de 1995. Em todo o estado de Minas Gerais, existem apenas 33 unidades do Tiro de Guerra, que necessita da assinatura de um convênio entre o Comando do Exército e as Prefeituras Municipais para funcionar. Neste convênio, o Exército é responsável pelo envio e manutenção do instrutor, seleção dos jovens que completam 18 anos, e disponibilização de armamento, fardamento e munição. Já a Prefeitura deve arcar com as despesas administrativas da sede, como materiais e equipamentos de escritório, secretário, servente e contas de água, luz e telefone. Além disso, Carangola é privilegiada pois conta com o Fundo de Saúde do Exército, através de um convênio firmado entre o Hospital Militar de Juiz de Fora com a Casa de Caridade de Carangola, que beneficia os instrutores, militares aposentados e pensionistas. Vale registrar que em sua última reativação, o Rotary Club de Carangola desempenhou importante papel para que a cidade novamente fosse contemplada com o TG.
Anualmente é realizada a matrícula da turma única de instrução, composta por cinquenta atiradores. O TG oferece currículo padrão do Exército Brasileiro que prepara o jovem combatente para defesa territorial e defesa civil. Após a conclusão da prestação do Serviço Militar obrigatório, os atiradores recebem os Certificados de Reservista de 2ª Categoria. Desde sua criação, o TG já formou aproximadamente 65 turmas de 50 atiradores cada, cujo cargo de Diretor é sempre o Prefeito Municipal.
Foram Chefes de Instrução do TG Carangola as seguintes personalidades: Sgt. Obdego Sugusto, Sgt. José da Costa Serrano, Sgt. José Carlos das Neves, Sgt. Leôncio Ladeira de Mendonça, Sgt. José Anthero de Mendonça, Sgt. José Martins, Sgt. Otávio Leopoldo Pereira, Sgt. Solon Cardoso Brandão, Sgt. José de Almeida Lima, Sgt. Sandoval Gonçalves dos Santos, Sgt. Benedito Viegas Pinho, Sgt. Antonio João de Souza, Sgt. José Braz dos Santos, Sgt. Getúlio das Neves Botelho, Sgt. Ivan Matos Cavalcante, Sgt. Adilson Schittini Leite, Sgt. Noé Jorge Viana, Sgt. Agnelo Ferreira Dias, Sgt. Hugo Cézar Cirolini, Sgt. Aldori Junker Jardim, Sgt. Alessandro Luiz Nogueira Ferreira, e Sgt. Valdemir Mello Martins.
O Tiro de Guerra de Carangola está situado na Praça Rotary, Bairro Santa Emília, onde são realizadas atividades teóricas e disciplinares, enquanto que no Parque de Exposições e no Estádio Municipal Roseny Soares são desenvolvidas as atividades práticas. Já o estande de tiros se localiza na Fazenda Estrela, de propriedade do Sr. Jorge Coimbra.

            O atual Instrutor Chefe do TG Carangola é o Sgt. Valdemir Mello Martins, que aqui chegou no dia 11 de janeiro de 2010, vindo de seu estado natal, Rio Grande do Sul. Em 21 anos de carreira, serviu nos estados de Amazonas, São Paulo e Rio Grande do Sul, região sulista para qual pretende retornar após completar seu período em Carangola e obter a promoção para 1° Subtenente. Sgt. Valdemir enfatizou a importância da presença da instituição nos eventos da cidade pois é preciso uma maior aproximação com a comunidade. Em seu trabalho desenvolvido, destaca que no ano de 2011 aconteceu a primeira visita de uma turma de atiradores de Carangola à Academia Militar em Resende (RJ), e também a realização do 1° Encontro de Tiros de Guerra da Zona da Mata e da Primeira Região Militar. Para tanto, reconhece a fundamental parceria firmada com as Secretarias Municipais de Cultura, Esporte, Saúde, Educação e Administração, além da Câmara Municipal, Polícia Militar e dos clubes de serviços.
            No último dia 18, para prestar homenagem ao Dia do Exército Brasileiro, a Câmara Municipal de Carangola reuniu seus vereadores, o Sgt. Valdemir e os atiradores para celebrar esta importante data e os feitos desta instituição. A reunião teve início com a entrada das bandeiras do Brasil, Minas Gerais e de Carangola, conduzidas pelos atiradores. Em seguida, foram executados o Hino Nacional e o Hino a Guararapes. E na quinta-feira (19), o Sgt. Valdemir presidiu uma solenidade em frente à sede do TG, prestigiada por diversas autoridades, que foi iniciada com o hasteamento do Pavilhão Nacional e encerrada com o desfile da tropa.
            Pelos inúmeros serviços prestados a comunidade carangolense, nossa saudação ao Tiro de Guerra 04-002 de Carangola.  





















Nenhum comentário:

Postar um comentário