Páginas

25 de abr. de 2012

Entrevista com o Pároco de Carangola, Padre Jamir Sobrinho


Tendo assumido a Paróquia de Santa Luzia recentemente, o Padre Jamir Pedro Sobrinho dirigiu as celebrações da Páscoa em Carangola, com o apoio dos vigários Padre Braz Rabelo da Silva e Padre José de Souza Lucas. Natural de Divino, Padre Jamir está muito contente com a missão recebida e com a acolhida dos carangolenses, e espera que a Igreja consiga cada vez mais apontar os caminhos verdadeiros do Evangelho e fazer com que cada um cresça em sua fé. Em entrevista exclusiva ao Jornal O Semanal, Padre Jamirfala sobre o início de seu trabalho. Confira:
O Semanal: Como o senhor recebeu a notícia de que viria para Carangola?
Padre Jamir: Foi com grande alegria e entusiasmo. Apesar de ter nascido em Divino, esta é a maior possibilidade que tenho de desenvolver um trabalho pastoral na Forania de Carangola, que compreende as cidades de Carangola, Espera Feliz, São Francisco do Glória e Tombos. Sei o quanto essa comunidade é religiosa e fiel a Deus, e que gosta de participar das atividades da Igreja.
O Semanal: Como foi a receptividade dos carangolenses e suas primeiras impressões da cidade?
Padre Jamir: Fiquei muito impressionado pela acolhida que tive aqui. O carangolense realmente é um povo muito acolhedor. Outros dois fatores que me chamaram muito a atenção foram a disponibilidade para o trabalho pastoral e o nível de organização das 32 comunidades urbanas e rurais. Várias pessoas logo se apresentaram para dizer onde atuavam e que estavam dispostas a prosseguir com seu trabalho nas comunidades. Esse suporte é muito valioso para nós.
O Semanal: Como foram as celebrações da Páscoa?
Padre Jamir: Tivemos esse ano uma semana de intensas atividades, desde o Domingo de Ramos até o Domingo da Ressureição de Cristo. E em todas as atividades, conseguimos uma participação muito significante, deixando claro que os fiéis estão com sede da experiência de Deus em suas vidas. Na madrugada de quarta-feira, tivemos a tradicional subida ao Morro do Cruzeiro. A Via-Sacra, que percorreu desde o Triângulo até a Igreja Matriz, reuniu mais de duas mil pessoas. A Celebração Eucarística das 15 horas na Sexta-Feira da Paixão, bem como a Celebração da Ressurreição, que teve início às 21 horas e procissão e término após a meia-noite, atraíram grande número de fiéis, demonstrando o quão é intenso o envolvimento e a boa vontade dos cristãos desta comunidade.
O Semanal: Como a Igreja está trabalhando a Campanha da Fraternidade 2012?
Padre Jamir: O foco deste ano é a saúde pública, para que possamos conhecer por dentro o Sistema Único de Saúde (SUS), que foi criado em 1988. O objetivo é ajudar a aperfeiçoar o SUS, corrigir suas falhas, prestar esclarecimentos de como as pessoas podem se beneficiar com ele. Para integrar a população com o SUS, estivemos conversando com o Prefeito e a Secretária de Saúde e apresentamos o projeto Humaniza Carangola, uma vez que nossos fiéis participaram de pesquisas e apontaram que é preciso humanizar o tratamento nos postos de saúde. A Igreja está conscientizando os fiéis, enviando grupos ao SUS e programando palestras. Esses grupos poderão trocar ideias e sugestões para que os profissionais de saúde estejam cada vez mais aperfeiçoando seus trabalhos de acordo com as demandas apontadas.
O Semanal: Quais são seus principais projetos e metas a frente da Paróquia?
Padre Jamir: Minha principal meta é executar o Plano da Diocese, cujo projeto prevê o desenvolvimento da catequese e dos movimentos de juventude. Além disso, buscaremos aumentar a participação dos adultos em pastorais, grupos e movimentos a fim de fortalecer o trabalho pastoral. Um exemplo disso é a Pastoral do Idoso, que ainda não existe em Carangola, mas que realiza um trabalho importante em visitas e assistências aos idosos em seus lares. Em se tratando das igrejas e capelas, algumas precisam de reformas, inclusive a Igreja Matriz e a Igreja Nossa Senhora Aparecida, cujos telhados precisam logo de reparos.
O Semanal: Como será a participação da Igreja no processo eleitoral?
Padre Jamir:Vamos procurar através das missas, reuniões, rádios e boletins conscientizar os eleitores, reforçando a importância do voto consciente e da escolha de pessoas com credibilidade e honestidade. A prática da troca de voto será bastante discutida e combatida, bem como a Lei da Ficha Limpa. Como disse nosso Bispo Diocesano de Caratinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira: “se a corrupção é pecado, também a omissão é falta grave, é conivência com o crime”. É preciso estudar o perfil do candidato, seus trabalhos antecedentes e não podemos ter medo de denunciar. Pretendo, ainda, promover um encontro com todos os candidatos para ouvi-los e ajudá-los a se prepararem melhor para atender os anseios da população.
O Semanal: Uma mensagem final:
Padre Jamir: Ainda neste clima de Páscoa, desejo que a inovação do Cristo Ressuscitado seja uma inspiração para nossas vidas. Que cada um de nós não se deixe abater por pouca coisa e acredite que, assim como Cristo, todos já somos vencedores. Peço o apoio de toda a comunidade cristã para que nos ajudem nessa caminhada de fé para o crescimento do Reino de Deus.








Nenhum comentário:

Postar um comentário