Páginas

5 de abr. de 2012

Ministro Victor Nunes Leal: Orgulho de Carangola e do Brasil


O carangolense Victor Nunes Leal (1914-1985) foi reconhecido pela Retrospectiva 2011, publicada pela Revista Veja, como um dos 50 grandes nomes do passado e seu legado para o Brasil atual. Nascido em Alvorada, Distrito de Carangola, amigo particular de Juscelino Kubitschek, ex-Governador de Minas Gerais e ex-Presidente da República, foi Ministro do Supremo Tribunal Federal entre 1960 e 1969, tendo exercido ainda os cargos de Chefe da Casa Civil da Presidência da República e Consultor-Geral da República.
Victor Nunes Leal figura ao lado de personalidades importantes como Frei Caneca, José Bonifácio, Duque de Caxias, D. João VI, D. Pedro I, D. Pedro II, Visconde de Mauá, Visconde do Rio Branco, Princesa Isabel, Juscelino Kubitscheck, dentre outros.
Além das inúmeras contribuições ao mundo jurídico, tais como defesa da liberdade e democracia, é autor do livro clássico sobre situação política brasileira: “Coronelismo, Enxada e Voto” é uma denúncia contra a troca de votos por favores em todas as esferas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário